Os quase 80 de Eric Clapton, feitos de talento tragédias

30/03/2024

Neste 30 de Março de 2024, o britânico e segundo guitarrista no ranking mundial completa 79 anos de muitos solos e alguns sérios percalços pessoais. 

Sábado de Aleluia, às 05:18


Compartilhe a matéria

Ripley, Inglaterra, 30 de Março de 1945, quase fim da Segunda Guerra Mundial. Nascia Eric Patrick Clapton, Eric Clapton, como foi batizado no mundo comercial da música. Considerado o segundo maior guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stones, o também cantor e compositor de grandes sucessos sofreu alguns sérios transtornos na vida, que vão de problemas com álcool e outras drogas à morte do filho de apenas quatro anos, após queda da janela de apartamento. E ainda teve uma paixão avassaladora platônica pela mulher de George Harrison que "deu certo", mas depois se desmanchou, e um acidente de helicóptero, onde morreram três membros que o acompanhavam em shows.

  • Mais detalhes, após o anúncio.

Tópicos relacionados:


Os sucessos e...

Antes de embarcar na carreira solo, em 1970, Eric Clapton, o segundo maior guitarrista de todos os tempos (revista Rolling Stones) — teve influente participação em algumas bandas, como The Yardbirds (1963), Cream (1966) e a famosa e efêmera Blind Faith (1968), de apenas um álbum.

Sua discografia solo é numerosa e, no geral, com sucesso de público e crítica. Inicia com o álbum "Eric Clapton" (1970) e vai até a Happy Xmas (2018). São 21 discos no total.

Entre suas músicas mais conhecidas e tocadas:

  • Tears In Heaven (feita para o filho Conor, morto aos quatro anos, após cair da janela de uma apartamento em Nova Iorque);

  • Layla (consta que foi feita para Pattie Boyd, por quem Clapton se apaixonara perdidamente e que, na época, era esposa do seu grande amigo e ex-Beatle George Harrison;
  • Wonderful Tonight (também teria sido feita para essa sua paixão); e
  • Cocaine (inspirada na cocaína, outra grande "paixão" do cantor, e que também lhe trouxe muitos problemas).

Matéria continua, com as tragédias


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 

... as tragédias

Pelo menos quatro são apontadas por pesquisadores da vida do cantor, nascido quando a Segunda Guerra Mundial ainda continuava a matar muita gente:

  • abuso de drogas e álcool; 
  • paixão avassaladora por Pattie Boyd-Harrison, então esposa do seu amigo George Harrison. Clapton chegou a casar com a moça, após ela se separar do ex-Beatle. Mas durou pouco, veio logo a separação, o que teria deixado o músico numa profunda "fossa". 
  • mortes do guitarrista Stevie Ray Vaughan (que estava em turnê com Eric) e dois membros de sua equipe de apoio, agosto de 1990, em acidente de helicóptero; 
  • por fim, no ano seguinte, a tragédia mais difícil para ele. Em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo — morreu — depois de cair da janela de um apartamento em nova Iorque.

Com informações de: Revista Rolling Stones, Whiplash e Ricardo Cerdeira, roqueiro de Fortaleza (CE) amigo do Dever de Classe

Compartilhe!


Leia mais:

Porque é fato também que sonhos não morrem —, os chamados Garotos de Liverpool continuam muito presentes na vida de seus milhões de fãs em todo o planeta.


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

Projeto aprovado na Câmara é praticamente o mesmo criado no governo do golpista Michel Temer e só atende a interesses de privatistas. Estudantes terão de conviver com o monstrengo dos itinerários (de)formativos, e docentes terão sobrecarga de trabalho.