Os quase 80 de Eric Clapton, feitos de talento tragédias

30/03/2024

Neste 30 de Março de 2024, o britânico e segundo guitarrista no ranking mundial completa 79 anos de muitos solos e alguns sérios percalços pessoais. 

Sábado de Aleluia, às 05:18


Compartilhe a matéria

Ripley, Inglaterra, 30 de Março de 1945, quase fim da Segunda Guerra Mundial. Nascia Eric Patrick Clapton, Eric Clapton, como foi batizado no mundo comercial da música. Considerado o segundo maior guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stones, o também cantor e compositor de grandes sucessos sofreu alguns sérios transtornos na vida, que vão de problemas com álcool e outras drogas à morte do filho de apenas quatro anos, após queda da janela de apartamento. E ainda teve uma paixão avassaladora platônica pela mulher de George Harrison que "deu certo", mas depois se desmanchou, e um acidente de helicóptero, onde morreram três membros que o acompanhavam em shows.

  • Mais detalhes, após o anúncio.

Tópicos relacionados:


Os sucessos e...

Antes de embarcar na carreira solo, em 1970, Eric Clapton, o segundo maior guitarrista de todos os tempos (revista Rolling Stones) — teve influente participação em algumas bandas, como The Yardbirds (1963), Cream (1966) e a famosa e efêmera Blind Faith (1968), de apenas um álbum.

Sua discografia solo é numerosa e, no geral, com sucesso de público e crítica. Inicia com o álbum "Eric Clapton" (1970) e vai até a Happy Xmas (2018). São 21 discos no total.

Entre suas músicas mais conhecidas e tocadas:

  • Tears In Heaven (feita para o filho Conor, morto aos quatro anos, após cair da janela de uma apartamento em Nova Iorque);

  • Layla (consta que foi feita para Pattie Boyd, por quem Clapton se apaixonara perdidamente e que, na época, era esposa do seu grande amigo e ex-Beatle George Harrison;
  • Wonderful Tonight (também teria sido feita para essa sua paixão); e
  • Cocaine (inspirada na cocaína, outra grande "paixão" do cantor, e que também lhe trouxe muitos problemas).

Matéria continua, com as tragédias


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 

... as tragédias

Pelo menos quatro são apontadas por pesquisadores da vida do cantor, nascido quando a Segunda Guerra Mundial ainda continuava a matar muita gente:

  • abuso de drogas e álcool; 
  • paixão avassaladora por Pattie Boyd-Harrison, então esposa do seu amigo George Harrison. Clapton chegou a casar com a moça, após ela se separar do ex-Beatle. Mas durou pouco, veio logo a separação, o que teria deixado o músico numa profunda "fossa". 
  • mortes do guitarrista Stevie Ray Vaughan (que estava em turnê com Eric) e dois membros de sua equipe de apoio, agosto de 1990, em acidente de helicóptero; 
  • por fim, no ano seguinte, a tragédia mais difícil para ele. Em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo — morreu — depois de cair da janela de um apartamento em nova Iorque.

Com informações de: Revista Rolling Stones, Whiplash e Ricardo Cerdeira, roqueiro de Fortaleza (CE) amigo do Dever de Classe

Compartilhe!


Leia mais:

Porque é fato também que sonhos não morrem —, os chamados Garotos de Liverpool continuam muito presentes na vida de seus milhões de fãs em todo o planeta.

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.

1980. Durante a ditadura militar, o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva é preso por liderar uma famosa greve operária no ABC paulista.

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.