51 anos, Pink Floyd lançava "The Dark Side of the Moon"

23/03/2024

Famoso álbum chega às lojas do Reino Unido em 23 de Março de 1973, com a clássica "Money", onde caixas registradoras aparecem como "instrumento musical". 

Sexta-feira, às 00:59


Compartilhe a matéria

Lançado oficialmente em 1º de Março de 1973, "The Dark Side of the Moon" — da banda britânica Pink Floyd — chega às lojas do Reino Unido 22 dias depois. O álbum, considerado um dos mais importantes do grupo e do rock mundial, permanece como sucesso de crítica e de público em todos os cantos do planeta. Entre os destaques do vinil, a clássica "Money", onde, uma inovação para a época, caixas registradoras aparecem como instrumento musical.

  • Mais detalhes, após o anúncio.

Tópicos relacionados:


A banda e as músicas

Quando The Dark Side of the Moon foi lançado, a banda Pink Floyd era composta por Roger Waters (baixo e vocal), David Gilmour (guitarra e vocal), Richard Wright (teclado e vocal) e Nick Mason (bateria). Em 1985, Waters largou o grupo, após desentendimentos com David Gilmour. Até hoje parece que são inimigos.

Todas as letras do álbum são de Rogers Waters. Aliás, sobre esse detalhe, segundo matéria na revista RollingStone, de 16 de julho de 2020, a treta entre o baixista e Gilmour teria surgido por causa disso. "Roger não respeita David de verdade. Ele sente que escrever é tudo", contou [o baterista Nick Mason] em entrevista à Rolling Stone EUA em 2018."

Voltando ao repertório do disco, dez faixas, cinco de cada lado, uma continua a se destacar, a clássica "Money", onde, uma inovação para a época, caixas registradoras são usadas como instrumento musical. Nesta linha, relógios "tocando" ao mesmo tempo em "Time" — também ilustram a inventividade e criatividade sonora presente no famoso LP.

Matéria continua...


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 

Números

Segundo matéria do site Nave Criativa, de 12/12/2023, The Dark Side of the Moon é o álbum de maior sucesso econômico do Pink Floyd, com 43 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Para quem gosta de boa música, vale a pena conferir.

Com informações de RollingStone, Whiplash e Nave Criativa


Leia mais:

Porque é fato também que sonhos não morrem —, os chamados Garotos de Liverpool continuam muito presentes na vida de seus milhões de fãs em todo o planeta.

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.