Culto a Belchior é de quando ele decidiu "se matar"

01/12/2023

Bel, como é agora carinhosamente chamado por antigos e novos fãs, ganhou mais público quando optou pelo anonimato e abandonou a carreira e os palcos.  

Publicidade

Foto/Reprodução.
Foto/Reprodução.

Cultura | Por *Landim Neto - Há um culto repentino a Belchior, algo que pode ser notado de forma mais nítida nas redes sociais. Meio que do nada, jovens cujos pais eram adolescentes quando o talentoso músico cearense surgiu — passaram a louvar o Bel, como carinhosamente o chamam, de forma muito apaixonada. Parecem até velhos fãs do autor de Paralelas e Coração Selvagem. A tietagem com o carismático ídolo e suas músicas é tamanha que "Sujeito de sorte", do LP Alucinação, 1976, virou uma espécie de hino contra a Covid-19, na virada de 2020. Continua, após o anúncio.

Esse crescimento na popularidade de Belchior, entretanto, não é algo comum na história de outros artistas famosos, pelo menos no Brasil. Grandes ídolos — como Cazuza, Raul Seixas ou Renato Russo — não despertaram interesse parecido após falecerem, embora, evidentemente, tenham continuado muito populares e queridos.

O crescimento da admiração por Belchior, parece-me, é uma tendência surgida de antes, de quando ele "decidiu se matar". Após o cantor abandonar de forma inusitada a carreira e os palcos e, na prática, 'morrer' enquanto presença de carne e osso para seus muitos fãs, por volta de 2007, o interesse por seu trabalho catapultou.

Por conta do misterioso sumiço, no You Tube seus vídeos 'bombaram'. A grande mídia passou a fazer todo tipo de especulação sobre seu desaparecimento. E os fãs se encarregaram de espalhar nas redes sociais verdadeiras lendas sobre sua volta. Volta que nunca ocorreria. 

Continua, após o anúncio.

Em 30 de abril de 2017, a imprensa nacional divulgou a segunda morte de Belchior, desta vez a real. Notícia veio em tom de suspense e um certo sensacionalismo. Isto fez a popularidade do compositor crescer ainda mais. A vigília na casa em Santa Cruz do Sul (RS), local onde faleceu. O velório em Sobral, sua terra natal. E o enterro em Fortaleza. Tudo somou para colocar Belchior ainda mais nas alturas.

O inusitado dessas "duas mortes" talvez expliquem a intensificação do amor dos velhos fãs e a admiração repentina que milhares de novos seguidores agora demonstram ter por ele. Mas isto não é o mais relevante quando se fala de Belchior

Como diz artigo do Caetano Veloso, publicado no Estadão no dia do óbito: "Não é por acaso que Belchior é lembrado e louvado por gerações sucessivas. Suas canções não são das que morrem." Não são mesmo.

*Landim Neto é editor do Dever de Classe

Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes...

Porque é fato também que sonhos não morrem —, os chamados Garotos de Liverpool continuam muito presentes na vida de seus milhões de fãs em todo o planeta.

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.