Mortos da Universidade de São Paulo pela ditadura militar

06/03/2023

Vítimas fatais somam 39 alunos, seis professores e dois funcionários, segundo a Comissão da Verdade da USP.



Golpe de 1964 | Segundo matéria no Jornal da USP (3), a ditadura militar no Brasil (1964-1984) matou pelo menos 47 pessoas vinculadas à Universidade de São Paulo. Vítimas fatais somam 39 alunos, seis professores e dois funcionários, segundo relatório final da Comissão da Verdade dessa conceituada instituição.

Homenagem

No próximo dia 17, ato cultural na Faculdade de Direito e missa na Catedral da Sé homenagearão Alexandre Vannucchi Leme, estudante de Geologia da referida universidade e torturado até a morte há 50 anos pelos fardados e seus capangas. 

O assassinato de Vannucchi Leme acabou se destacando entre as demais baixas à época por causa da ampla repercussão que teve. Dom Paulo Evaristo Arns — então arcebispo de São Paulo — chegou a celebrar missa na Catedral da Sé para três mil pessoas e repudiou a versão oficial de que o estudante teria morrido por conta de um "atropelamento".

Continua, após o anúncio.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu então vice e atual senador Hamilton Mourão são entusiastas dos anos de chumbo e terror no Brasil. Fotos/reprodução: Comissão da Verdade da USP.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu então vice e atual senador Hamilton Mourão são entusiastas dos anos de chumbo e terror no Brasil. Fotos/reprodução: Comissão da Verdade da USP.

Memorial

De acordo também com a matéria do Jornal da USP:

"Em 2011, por iniciativa do Núcleo de Estudos da Violência, foi inaugurado o Memorial em homenagem aos membros da comunidade USP que foram perseguidos e mortos por motivações políticas durante o regime militar (1964-1985), conforme inscrição feita no monumento de concreto aparente. A obra está exposta na Praça do Relógio, no coração do campus do Butantã, em São Paulo, e lista 38 nomes."

É, como se fala em verso e prosa, uma página triste de nossa História. Que não caia no esquecimento e não volte nunca mais.


Matéria no Jornal da USP é assinada por Camilo Vannuchi, jornalista e escritor, mestre e doutor em Ciências da Comunicação por essa universidade, professor de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e primo de segundo grau de Alexandre Vannucchi Leme.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Leaia mais sobre a ditadura militar no Brasil: