Horrores da ditadura militar no Brasil - Post 1

25/03/2024

Um golpe contra o Povo Brasileiro! Iniciado em 01/04/1964 e com término em 15/03/1985, período deixou um histórico de torturas, mortes e atrasos no país.

Segunfa-feira, às 04:48


Compartilhe a matéria

Os horrores da ditadura militar no Brasil não podem ser esquecidos. O Dever de Classe publicará — até o dia 1º de abril — uma série de dez posts, com o fito de contribuir, ainda que muito modestamente, com o debate sobre tal questão. Quanto mais se entrar em contato com algumas verdades sobre o regime de terror que dominou nosso país — de 1964 a 1985 —, melhor. Neste primeiro post, fazemos um breve apanhado geral sobre o tema. 

  • Continua, após o anúncio.

Um golpe contra os brasileiros

  • Um apanhado geral sobre o tema

De forma precisa e com todo o compromisso com a verdade histórica, o portal Memorial da Democracia qualifica o golpe militar que ocorreu no Brasil em 1964 como um golpe contra o Povo Brasileiro. Certíssima a definição.

De forma sucinta, diz:

"O golpe de 1964 foi a maior tragédia da história política brasileira. Instalou uma longa e brutal noite de terror e 

  • interrompeu o rico processo democrático que marcou as duas décadas anteriores. 
  • Centenas de milhares de pessoas foram presas 
  • e dezenas de milhares torturadas. 
  • Mais de 400 brasileiros foram mortos pelos órgãos de repressão 
  • e muitos deles figuram como desaparecidos até hoje. 
  • Os direitos de expressão, manifestação e organização foram suprimidos."

É sobre estes e outros tópicos que vamos publicar nossos dez posts, até 1º de abril.

Matéria continua...


Tópicos relacionados:


Ataques a direitos dos trabalhadores

Como é comum em qualquer ditadura militar sob controle da burguesia e com interesses externos por trás (os EUA, em especial), a brasileira investiu pesado contra os diretos dos trabalhadores. 

Embora houvesse crescimento da produção, chamado de "milagre econômico", o salário mínimo não era sequer nacionalizado, a concentração de renda era brutal e, sobretudo no Norte e Nordeste, a fome imperava.

Matéria continua


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Segundo matéria no portal da Revista Exame (31/03/2019):

"Para que o reajuste do salário mínimo fosse alterado, os militares limitaram o direito à greve e lideranças sindicais passaram a ser perseguidas", explicou Pedro Paulo Bastos, professor e pesquisador da Unicamp. "Entre 1964 e 1967, o salário mínimo caiu em torno de 35%".

Foi, portanto, um período de terror econômico contra a classe que produz as riquezas.

É sobre esses aspectos também que vamos fazer as publicações até o dia 1º/04.

Acompanhe!


Mais recentes sobre o Golpe de 1964


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

Lenda urbana

12/09/2024

"O PT enterrou na lama da Cantareira a Carta de Princípios do Partido, os Núcleos de Base, por categoria..., faz uma penca de décadas"

O lema de campanha não foi escolhido à toa. Quem conhece Marinalva Santana sabe de seu profundo, histórico e honesto compromisso com uma sociedade justa, igualitária e sem preconceitos, onde todas as pessoas possam exercer livremente e na plenitude o exercício de serem felizes. Teresina rumo a ganhar uma vereadora Socialista e porreta! 50444 é o...

Fenômeno é recorrente e resultado da boa performance da economia do país sob o comando do atual Governo Federal, o que deve impactar positivamente no reajuste do magistério em 2025