Batismo de Sangue, essencial para entender os horrores da ditadura militar

01/04/2024

Na famosa obra, Frei Betto narra de maneira brilhante aspectos do período, em particular quanto à tortura promovida no Brasil contra quem se opôs ao brutal regime.

Segunda, às 14:32


Compartilhe a matéria

Dentre as muitas obras publicadas sobre a ditadura militar no Brasil (1964-1985), Batismo de Sangue é uma das mais elucidativas, em particular na abordagem ao terror implantado por milicos contra quem se opôs, pacificamente ou não, ao brutal regime que comandaram. Narrado de forma muito envolvente, o livro passeia pelo assassinato de Carlos Marighella e perseguições seguidas também de mortes a frades dominicanos, em particular Frei Tito. A obra faz ainda uma incursão à disputa política entre Leon Trotsky e Josef Stalin na ex-URSS, após morte de Vladimir Ilyich Ulianov — o Lenin. Frei Betto conta que visitou a fortaleza na Cidade do México onde Trotsky fora assassinado em 1940 por Ramon Mercader —, a mando de Stalin. Após o anúncio, um breve Podcast traz mais detalhes do livro e outras sugestões de leitura sobre o mesmo tema.

  • Continua, após o anúncio.

Clique o botão após a imagem para ouvir o Podcast!

Foto: arquivos Dever de Classe/criado no Canva.
Foto: arquivos Dever de Classe/criado no Canva.

Matéria continua, com outras sugestões de leitura sobre o mesmo tema!


Tópicos relacionados:


Mais livros sobre a ditadura militar

Imagem meramente ilustrativa: Canva.
Imagem meramente ilustrativa: Canva.

Além de Batismo de Sangue, há muitas outras obras relevantes sobre o tema da ditadura militar no Brasil e os horrores que trouxe ao povo brasileiro durante 21 anos. Sugerimos:

1. 1964 — Os autores Jorge Ferreira e Angela de Castro Gomes explicam esse conturbado período da história brasileira que rendeu duas décadas de repressão. Editora Civilização Brasileira.

2. Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo — Nesta obra, Mário Magalhães conta a história do militante Carlos Marighella, fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar. Editora Companhia das Letras.

3. A Ditadura Militar e os Golpes Dentro do Golpe: 1964 -1969 — O jornalista Carlos Chagas explora a história da Ditadura Militar nesta obra contada por jornais e jornalistas.

4. Cativeiro Sem Fim  'Cativeiro Sem Fim' narra a história por trás dos sequestros de crianças filhas de militantes políticos durante o regime ditatorial no Brasil. Editora Alameda Editorial.

5. A Ditadura Envergonhada — O autor — Elio Gaspari — descreve neste livro que o período pré AI-5 foi construído aos poucos e trouxe informações sobre as relações internacionais e diversos elementos culturais. Editora Record.

Compartilhe a matéria


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 



Acesse todo o Especial sobre o Golpe de 1964


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.

1980. Durante a ditadura militar, o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva é preso por liderar uma famosa greve operária no ABC paulista.

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.

1917. Lenin volta de seu exílio na Suíça e, após chegar em Petrogrado, lança suas famosas "Teses de Abril, documento que daria origem à URSS.