Em assembleia estadual no sábado (22), categoria rejeitou contraproposta patronal
Biólogo diz que se crianças voltarem às escolas agora, muitas irão para casa contaminar os pais
É equívoco defender retorno às aulas presenciais sem vacina, como também é um erro achar que as crianças são quase imunes ao vírus ou que nelas a doença se manifesta de maneira leve.
Publicidade

Saúde | Devido às inúmeras notícias sobre a volta das aulas presenciais em muitos lugares do Brasil, o Dever de Classe consultou o biólogo mineiro Sérgio G Soares sobre a questão.
Ele é contra o retorno antes da vacina para os professores e todos os demais profissionais do magistério. E afirma que "se crianças voltarem às escolas agora, muitas irão para casa contaminar os pais." Veja, após o anúncio.
Relacionadas:
- "Não voltem às escolas agora para se contaminar ou morrer", apela docente aposentada aos colegas
- Portaria da Seduc diz que volta às aulas será 100% no modelo remoto; não há previsão de aulas presenciais
- Para reabrir escolas, tem de vacinar professor(a), coordenador(a), vigia, zelador(a), merendeira, técnico e todo mundo.
- Cientista da USP mapeou o governo Bolsonaro e concluiu que ele adotou estratégia de propagação do vírus
- O kit de drogas contra Covid indicado por Bolsonaro só é eficaz mesmo para matar
Se crianças voltarem às escolas, os pais correm risco de se contaminar?
E a afirmação de alguns médicos no sentido de que as crianças são quase imunes ao vírus ou não se abalam muito no caso de contaminação? (Ver resposta após o anúncio).
É um erro achar que as crianças são quase imunes ao vírus ou que nelas a doença se manifesta de maneira leve. É só pesquisar no Google que você vê muitas mortes de bebês, crianças e adolescentes. E mesmo se fosse totalmente verdade o que você disse, ainda assim seria errado mandá-las para as aulas presenciais agora, pelo poder de transmissão que elas têm.
Qual a saída?
Vacinar, vacinar e vacinar. Abaixo de Deus, só tem esse remédio.
O infográfico abaixo mostra um quadro geral da vacinação, inclusive com os grupos localizados como prioritários pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
*O Brasil e a vacina contra a Covid-19
População: 211,8 milhões - IBGE 2020. Cada pessoa deve tomar duas doses, num prazo de 21 dias.
Para imunizar 100% da população, são necessárias 445 milhões de doses, já com previsão de perda de 5% na logística do armazenamento e transporte.
Mas há quem diga que as condições sanitárias seguras viriam com imunização de 60 a 70 por cento do povo.
Com estes percentuais, a necessidade de doses cairia de 445 milhões para 311 milhões. Continua, após o anúncio.
O ilusório e fantasma Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde prevê a vacinação de — apenas — 49,7 milhões de pessoas, divididos em 03 Grupos, necessitando de 104,3 milhões de doses.
No primeiro grupo estão: trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
O segundo e terceiro grupos são formados por: pessoas de 60 a 74 anos e os portadores de Morbidades: Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).
O Brasil — até agora — possui somente as 06 milhões de doses articuladas pelo Governo de São Paulo e dois milhões viabilizados pelo governo federal. Quem não é de grupos prioritários, portanto, deve manter estoque de máscaras, álcool em gel e isolamento social. O contágio continua alto e, se depender do capitão, a fila não vai andar. É só bomba em cima da maioria do povo.
*Com dados de José Professor Pachêco, docente e advogado.
COMPARTILHE
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes sobre educação...
Debate se deu em torno de um Projeto de Lei que atualize as regras do Piso, bem como avaliou possíveis avanços no seu mecanismo de correção anual
Ministro Camilo Santana declarou que enviará projeto sobre o tema ao Congresso Nacional, o que pode trazer algumas implicações
Na trama golpista toda — plano para matar Lula, Alckimin e Alexandre de Moraes — certamente é o ponto-chave que não sairá barato ao capitão
Evite as repetições desnecessárias e torne seu texto mais atrativo e enxuto
Do total da carga horária semanal, pelo menos 1/3 deve ser sem interação direta com os alunos, diz lei que o Supremo reconheceu como constitucional