Educação | A Secretaria de Educação do Estado do Piauí — Seduc-PI — publicou ontem (21) uma portaria que, se houver bom senso, deverá ser copiada em todo o Brasil. Diz o artigo 5º do documento, assinado eletronicamente pelo secretário Ellen Gera de Brito Moura:
"A Secretaria de Estado da Educação definiu que as Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino iniciarão as aulas no formato exclusivamente
REMOTO. Qualquer alteração será comunicada através de Ato Formal pelo Gabinete do Secretário de Estado da Educação."
A decisão é acertada. Os professores não foram incluídos em nenhum dos três grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização do governo federal. O Projeto de Lei nº 5.532/2020 — apresentado pelas deputadas do PSDB Mara Rocha (AC) e Rose Modesto (MS) — que busca corrigir isso, ainda está em tramitação.
Portanto, o melhor mesmo é esperar um pouco mais para retornar às escolas e exigir que o governador Wellington Dias (PT) e todas as demais autoridades da área da educação no Brasil deem as condições necessárias e suficientes para que os profissionais do magistério e os alunos possam ter de fato acesso a essas aulas remotas. Após o anúncio, veja um quadro geral da vacinação e quem está nos grupos prioritários em todo o País.