Para vacinar 100% do povo, o Brasil precisa de 445 milhões de doses; mas só tem 6 milhões, diz professor

20/01/2021

O docente, que também é advogado, alerta que quem não é trabalhador da saúde, não possui pelo menos 60 anos de idade, não é indígena ou ribeirinho, nem possui morbidades não é sequer alvo do ilusório Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Publicidade

José Professor Pacheco, docente e advogado. Foto/Reprodução
José Professor Pacheco, docente e advogado. Foto/Reprodução

Saúde | Em esclarecedor artigo publicado em sua conta no Facebook, o docente e advogado José Professor Pacheco desmistifica o que chama de euforia da vacina contra Covid-19 e mostra, com dados reais, que para o Brasil imunizar 100% da população precisa de 445 milhões de doses, mas só tem mesmo 6 milhões.

O estudioso alerta que quem não é trabalhador da saúde, não possui pelo menos 60 anos de idade, não é indígena ou ribeirinho, nem possui morbidades não é sequer alvo do ilusório Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Leia íntegra, após o anúncio.

A VACINA E OS NÚMEROS: DESMISTIFICANDO A EUFORIA

*José Professor Pachêco

(Até agora, o Brasil possui apenas 6 milhões de doses de vacina, para uma necessidade alvejada de 104,3 milhões e uma meta ideal de 311 milhões) 

A população brasileira, segundo o IBGE (2020), é de 211,8 milhões de habitantes. E, para imunização, cada pessoa deve tomar 02 doses, num prazo de 21 dias. 

A estimativa de perda na logística de armazenamento e transporte é de 5% (cinco por cento). Portanto, para imunizar 100% da população, o Brasil necessitaria de 445 milhões de doses.

Mas, dizem que as condições sanitárias seguras viriam com imunização de 60 a 70 por cento da população, o que nos remeteria para uma necessidade de 311 milhões de doses.

O Brasil — até agora — possui somente as 06 milhões de doses da parceria SINOVAC/BUTANTAN (CORONAVAC), articulada pelo Governo de São Paulo. A vacina negociada pelo Governo Federal (FIOCRUZ/Oxford/AstraZeneca) - apenas 02 milhões de doses - está travada numa encrenca com a Índia.

O ilusório Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde prevê a vacinação de - apenas - 49,7 milhões de pessoas, divididos em 03 Grupos, necessitando de 104,3 milhões de doses.

Essa Primeira Fase da vacinação - que as pessoas acham que realmente já começou - destina-se a imunizar o Primeiro Grupo (trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas), com uma população estimada de 14,6 milhões de pessoas, sendo necessárias cerca de 31,2 milhões de doses.

Em seguida, seriam vacinados o Segundo e o Terceiro Grupos, incluindo pessoas de 60 a 74 anos e os portadores de Morbidades: Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).

Então, se você não é trabalhador da saúde, não possui, pelo menos, 60 anos de idade, não é indígena ou ribeirinho, nem possui morbidades: não é sequer alvo do PNI. Lembrando que só existem 6 milhões de doses para uma necessidade alvejada de 104,3 milhões.

Respira fundo, prepara seu estoque de máscara e álcool em gel e vai à luta.

*José Professor Pachêco é professor e advogado.

COMPARTILHE

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes...

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.