Medida tramita na Câmara e prevê criação do Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos (PFE) e a Carreira Nacional do Magistério da Educação Básica (CNM)
O que as unhas e a forma de caminhar dizem sobre nossa saúde
Tanto uma coisa quanto a outra podem revelar se estamos bem ou não
Compartilhe!
Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.
uando estamos bem ou mal de saúde nosso corpo costuma dar sinais. Queda repentina de cabelo, por exemplo, pode indicar deficiência de alguma vitamina ou outro nutriente importante. Da mesma forma, quando nos sentimos cansados ao menor esforço é sinal de que alguma coisa em nosso organismo precisa de reparo.
Leia também:
- Servidor poderá reduzir 50% da carga horária em caso de síndrome muito comum nos professores
- Estudos comparam terapias sem cirurgia em saúde íntima feminina
- Ficou mais fácil o rastreamento e diagnóstico do câncer de próstata
- Câncer de intestino acomete muitas mulheres no Brasil
'As unhas falam'
Sobre sinais que o corpo pode dar sobre nossa saúde, o site The Conversation diz em matéria (8/8/2024) que:
"As unhas dos pés e das mãos são uma extensão da pele, como o cabelo. Elas são formadas por queratina, um material resistente que cresce na direção da ponta do dedo em uma placa dura. A cutícula (a faixa de pele que cobre a junção entre a pele e a unha) oferece proteção extra contra lesões e infecções."
E aponta alguns aspectos importantes a serem observados:
Unhas em forma de colher podem indicar anemia, o que significa que não há glóbulos vermelhos suficientes na circulação de uma pessoa para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Isso está associado à deficiência de ferro.
Unhas descoloridas podem ocorrer como resultado de doença ou infecção. As unhas amarelas, por exemplo, podem indicar uma infecção fúngica ou alterações decorrentes de uma doença de pele, como psoríase.
Marcas brancas nas unhas podem indicar envenenamento por metais pesados como chumbo ou arsênico - ambos continuam sendo um problema em muitos países do mundo devido à poluição do sistema de água.
Leia o artigo completo AQUI
Leia também:
- Vírus de Marburg, semelhante ao Ebola, causa doença hemorrágica de alta letalidade
- Cientistas desenvolvem spray nasal que elimina proteína ligada à doença de Alzheimer
- Novo Ensino Médio é sinônimo de mais doenças para os professores
- Alto estresse da sala de aula pode comprometer até o desempenho sexual dos docentes
Sobre a forma de caminhar e o Mal de Parkinson
Matéria também no site The Conversation (30/7/2024) informa:
"A diminuição do ritmo e da força [da caminhada] pode ser um sinal precoce de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Parkinson. Essa enfermidade interfere nas mensagens do cérebro para o sistema musculoesquelético, fazendo com que a marcha fique mais lenta, menos simétrica e mais cambaleante, e o comprimento da passada, significativamente menor. Os enfraquecimentos podem ser sutis, mas detectáveis nos estágios iniciais da doença."
Leia o artigo completo AQUI
Anúncio
Compartilhe!
Tópico relacionado:
Dez matérias mais recentes:
A erosão da democracia nos Estados Unidos
Os anúncios de novas taxações são apenas parte de um problema mais amplo
Sugestão é do jornalista Ricardo Noblat, no X, antigo Twitter. Excelente ideia
O gangster dos EUA e o seu delinquente de estimação no Brasil quebraram a cara ao pensar que Lula ficaria com medo e atenderia às pressas o insolente ultimato
Projeto deve ser votado na Câmara até quarta-feira (16) e isenção total ou parcial é superior ao piso do magistério em 2025
Referência passa a ser a formação em nível superior e reajustes nunca poderão ser abaixo do INPC dos últimos doze meses; cálculo das correções também muda; em matérias seguintes, o Dever de Classe fará análises detalhadas das propostas apresentadas
Ceder às chantagens do fascista significaria render-se de forma suicida ao extremista derrotado nas eleições de 2022, algo bem diferente de pacificação ou mesmo conciliação
O governo Lula e o Congresso Nacional
Um quadro preciso sobre as relações de poder entre deputados, senadores e o Executivo Federal
Desespero cresce e apoiadora sugere que Bolsonaro peça perdão a Lula e Alexandre de Moraes
Fã do capitão cita a Bíblia, diz que é preciso ser humilde e que pedido deve ser feito de joelhos, se necessário
Tarcísio de Freitas disse que é preciso "sentar na mesa" para resolver o sério problema que ele mesmo ajudou Bolsonaro a plantar