Câncer de intestino acomete muitas mulheres no Brasil

12/02/2023

Segundo entre as mulheres e terceiro entre os homens, grave problema tem como aliada a prevenção precoce — através de exames e testes. 

SAÚDE | Segundo matéria no Jornal da USP (10), "o câncer de intestino é o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil e o terceiro a atingir os homens." E a melhor forma de diagnosticar esse tipo de câncer, diz também a postagem, "é precocemente com exames e testes. A cirurgia é o principal tratamento em estágio inicial da doença, além da quimioterapia."

Muito comum no Brasil

Matéria do Jornal da USP destaca também que "o câncer colorretal é um tumor muito comum e é um dos três que mais atingem pessoas aqui no Brasil, segundo o professor da disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) Paulo Hoff."

Continua, após o anúncio

Hábitos alimentares saudáveis ajudam a prevenir doenças, inclusive os mais variados tipos de câncer. Imagem: Canva.
Hábitos alimentares saudáveis ajudam a prevenir doenças, inclusive os mais variados tipos de câncer. Imagem: Canva.

Causas e prevenção

"Cerca de 85% dos casos de tumores no intestino, ou seja, a maior parte, não têm uma causa clara, mas tudo indica que a mudança alimentar dos últimos tempos pode ser uma delas. Por isso, quem não tem casos de câncer de colorretal na família deve realizar exames e testes [colonoscopia é o exame indicado] para diagnosticar o mais rápido possível ao menor sintoma", diz ainda a matéria no Jornal da USP.  

Com informações de  Sandra Capomaccio (Jornal da USP —10/02/2023).

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais recentes sobre saúde