Novo Ensino Médio é sinônimo de mais doenças para os professores

03/03/2023

A fragmentação oriunda das novas disciplinas leva o docente a mais tarefas, isto é, a maior desgaste do corpo e da mente.

EDUCAÇÃO | Segundo análise do professor Fernando Cássio — doutor em ciências pela Universidade de São Paulo (USP) —, o novo Ensino Médio quintuplicou o trabalho docente. Análise do educador — em artigo na Folha de S.Paulo (24/03) — mostra que tal elevação das atividades dos professores ocorre por conta da fragmentação curricular dos "itinerários formativos", as famosas e novas mini disciplinas que estão sendo criadas nas redes de ensino para os educadores ministrarem. 

Vulnerabilidade a doenças

Mais tarefas é sinônimo de mais desgaste do corpo e da mente e, consequentemente, ainda mais vulnerabilidade a doenças, conforme explica após o anúncio a médica Carmem N Nogueira, consultada pelo Dever de Classe.

Rotina da sala de aula expõe docentes a uma série de distúrbios físicos e psicológicos, algo que pode ser agravado com o novo Ensino Médio. Imagem ilustrativa: Canva.
Rotina da sala de aula expõe docentes a uma série de distúrbios físicos e psicológicos, algo que pode ser agravado com o novo Ensino Médio. Imagem ilustrativa: Canva.

Por que o novo Ensino Médio pode agravar ou trazer problemas de saúde aos professores?

O que tem sido divulgado é que a fragmentação de novas disciplinas acarreta como consequência imediata mais trabalho em sala de aula ou em casa para os docentes que atuam nessa etapa da educação básica. Isto certamente, já a curto prazo, vai impactar de forma negativa na saúde dos professores.

Leia tambémAlto estresse da sala de aula pode comprometer até o desempenho sexual dos professores

Explique melhor...

Tradicionalmente, devido ao ofício, às condições ruins de trabalho e à carga horária excessiva, os professores estão mais expostos a três tipos básicos de problemas:

  • garganta, devido ao excesso de uso da voz;
  • coluna, devido ao esforço repetitivo durante exposições em sala de aula; e
  • distúrbios psicológicos, devido ao estresse natural de lidar com turmas numerosas de 30, 40 ou até mais alunos.

Se esse novo Ensino Médio vai na prática aumentar a atividade docente, é óbvio que os problemas relacionados a doenças também tendem a crescer.

Continua, após o anúncio.

O que deve ser feito para resolver ou amenizar a situação?

O correto é o governo federal rever essa reforma imediatamente, no sentido de revogá-la e apresentar uma outra — construída com debate com os próprios educadores. Enquanto isso, docentes devem tomar medidas preventivas que já conhecem, como:

  • Tomar água pura antes e durante as aulas;
  • Evitar o fumo, bebida alcoólica em excesso e comidas muito gordurosas, salgadas ou com açúcar além da conta;
  • Fazer exercícios físicos moderados;
  • Dormir pelo menos oito horas diárias;
  • Tentar relaxar ao máximo — para encarar com serenidade o estresse natural do contato com os alunos; e
  • Não se automedicar. Diante de sintomas relacionados a qualquer problemas, o correto é procurar ajuda médica imediata.
Siga-nos!

Mais recentes sobre educação

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br