Medida é para ser aplicada nas instituições de ensino federais, estaduais, municipais e distrital, públicas e privadas.
Senador bolsonarista lança novo ataque aos salários dos professores, denuncia CNTE
Pec proposta pelo bolsonarista Marcos Rogério (DEM-RO) desobriga prefeitos, governadores e presidente da república de cumprirem gastos mínimos constitucionais com Educação.
Publicidade

Educação | Segundo matéria (20) no site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE): O senador Marcos Rogério (DEM-RO), bolsonarista de carteirinha, apresentou esta semana um requerimento para que seja apreciada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13/2021, que "desobriga a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios da aplicação de percentuais mínimos da receita na manutenção e desenvolvimento do ensino, no exercício de 2020". A justificativa do senador foi o desequilíbrio fiscal agravado pela pandemia do novo coronavírus.
Todo ano
Embora o senador Marcos Rogério alegue em sua "justificativa" que seu projeto é apenas para o exercício de 2020, jurista consultado pelo Dever de Classe alerta que medida pode ser copiada todos os anos, bastando para isso que algum parlamentar governista edite novo dispositivo no mesmo sentido, ou seja, que "o País atravessa nova crise econômica etc, etc, etc." Com isso, escolas públicas ficam sem recursos, e professores e demais pessoal do magistério ficam sem reajuste de salário. Continua, após o anúncio.
Relacionadas:
- Jurista explica os seis pontos principais do PL que cria o "novo" piso nacional do magistério
- Deputado pede aprovação urgente de projeto que revoga lei do Piso Nacional do Magistério
- Manobra para acabar piso nacional dos professores é derrotada na Câmara
- Advogado explica por que piso nacional dos professores deve crescer no mínimo 12,5% em janeiro de 2022
- Reajuste do Piso do Magistério para 2022 é de 12,5%, e pode crescer ainda mais
Efeitos da Pec
"Na prática significa que prefeitos, governadores e o presidente [da república] poderão gastar quanto, quando e 'se' quiserem em educação", denuncia o professor Heleno Araújo, presidente da CNTE. Após o anúncio, Araújo dá mais esclarecimentos sobre o projeto.
Contramão
Diz Heleno Araújo:
"A PEC atua na contramão do direito à educação. Ela libera os recursos que são destinados ao setor para que os governantes usem onde julgarem necessário. Portanto, ela possibilita a redução de investimentos, principalmente neste momento que, por causa da pandemia, o que precisamos é ampliar esses recursos e não o contrário".
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Facebook, para receber atualizações sobre este tema.
Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Doar com PagSeguro
Curta nossa página e receba atualizações sobre este tema!
Mais recentes sobre educação...
Textos mostram os prejuízos que a reforma traz a estudantes, professores, demais da comunidade escolar e sociedade em geral.
Segundo o INEP, o nível de execução real do plano não passa de 40%. Uma das metas prejudicadas é a que trata da remuneração dos professores.
Valorização dos profissionais do magistério e outros temas de interesse da Educação Pública fizeram parte da pauta do encontro.
Projeto que tenta impedir a livre cátedra é inconstitucional e representa o pensamento-lixo da extrema direita e do bolsonarismo no Brasil.
Medida traz aumento imediato de renda aos professores em efetivo exercício na educação infantil, fundamental, média e superior, setor público e/ou privado.