Atualizado em 08/02/2023, às 13:59
Reajuste do Piso do Magistério para 2022 é de 12,5%, e pode crescer ainda mais
Tal percentual previsto de correção é resultado do crescimento do custo-aluno de 2021 em relação a 2020, índice que deve aumentar ainda mais, tendo em vista que a receita de impostos tem sido majorada ao longo do ano.
Publicidade

Educação | A estimativa de reajuste do Piso Nacional do Magistério para 2022 é de 12,5%, e o valor mínimo que deverá ser pago a partir de janeiro do próximo ano será de R$ 3.236,05, para jornada de até 40 horas semanais, conforme reza a Lei Federal 11.738/2008, criada no governo Lula.
Tal percentual previsto de correção e valor mínimo são resultados do crescimento do custo-aluno de 2021 em relação a 2020. Índice de reajuste deve aumentar ainda mais, tendo em vista que a receita de impostos tem sido majorada ao longo do ano, conforme destaca Nota Pública da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Continua, após o anúncio.
CNTE vigilante
"A CNTE se mantém vigilante quanto ao cumprimento integral do piso do magistério e não aceitará retrocessos como desejam alguns parlamentares, que apresentaram projetos de lei para rebaixar as conquistas da Lei 11.738, especialmente no tocante ao critério de atualização do valor do piso e da jornada extraclasse."
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Facebook, para receber atualizações sobre este tema.
Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Doar com PagSeguro
Curta nossa página e receba atualizações sobre este tema!
Mais recentes sobre educação...
Desde 2013, o STF considerou como constitucional a Lei do Piso Nacional dos professores. O mesmo Supremo decidiu ainda que o critério de reajuste anual também está de acordo com a Constituição Brasileira. Tal decisão se deu em fevereiro de 2021, isto é, já na vigência do novo Fundeb.
A manutenção da reforma do ensino médio é um exemplo de como grupos econômicos têm influenciado as decisões e imposto uma visão de escola voltada à formação exclusivamente tecnicista dos estudantes e das estudantes no país.
De acordo com a lei 11.738/2008, no mínimo 70% dos recursos devem ser utilizados para pagar os profissionais da Educação.
Para tentar enganar a opinião pública e até os docentes, governadores e prefeitos costumam juntar eventuais vantagens dos professores para dizer que já pagam o piso nacional do ano. Não pode. Especialista explica a questão.
Dinheiro era para ter saído ainda em dezembro do ano passado, vez que já estava no caixa do governo. Categoria não entende razão de tamanha demora. Secretário de Educação viajou aos EUA.