Há uma guerra no Congresso para tentar acabar o piso nacional do magistério. Está anunciado para breve na Câmara votação em plenário de projeto neste sentido. Dia 17 último, os deputados mostrados nesta matéria deram o primeiro voto para prejudicar os educadores. Veja os nomes e fotos dos parlamentares do seu Estado e ajude a pressioná-los.
De "30 anos é demais" a Van Gogh e Belchior: golpistas em apuros
Advogados de defesa de Bolsonaro e dos generais Braga Netto, Heleno e Paulo Sérgio Nogueira bem que se esforçaram... Mas cadeia é o destino

Personagens dignos de filmes de terror. Foto/reprodução
- Colabore! Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Política / Ocorreram na manhã desta quarta-feira (3) as defesas dos quatro principais envolvidos na trama golpista que visou implantar no Brasil uma nova ditadura, cuja senha de entrada era os assassinatos de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. Os advogados de defesa de Bolsonaro e dos generais Braga Netto, Heleno e Paulo Sérgio Nogueira bem que se esforçaram... Mas não convenceram. Cadeia é o destino desses golpistas.
"30 anos é demais", Van Gogh e Belchior
Durante exposição oral, juristas apelaram a tudo para defender indefensáveis, desde dizer que "30 anos é demais" até citar o pintor pós-impressionista holandês Van Gogh e o cantor e compositor brasileiro Belchior. Veja resumo mais abaixo.
Siga e receba atualizações
Defesa de Bolsonaro
O advogado Celso Vilardi repetiu o que já faz desde que assumiu a causa, sobretudo quanto a tentar desqualificar a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do capitão. No final, contudo, acabou foi reconhecendo que Bolsonaro é criminoso, ao dizer que "30 anos de cadeia é demais". Pode ser. Talvez uns 29 já esteja de bom tamanho.
Defesa do general Heleno
Matheus Mayer Milanez focou na mirabolante tese de que Heleno não teve qualquer participação, pois "há tempos teria se afastado de Bolsonaro", embora tenha sido um dos "homens" mais influentes do capitão e só tenha saído do palácio no apagar das luzes do governo. 29 anos de cana também está bom para esse golpista.
Defesa do Paulo Sérgio Nogueira
O jovem Andrew Fernandes centrou a defesa do seu cliente nele mesmo advogado. Em vez de tentar refutar as graves denúncias contra o ex-ministro da Defesa, buscou mostrar "erudição", ao citar Gonçalves Dias, Virgílio (poeta italiano), Ariano Suassuna, Lewis Carroll, o pintor Holandês Van Gogh e o cantor e compositor brasileiro Belchior. Referência a este último foi com trecho da canção "Tudo Outra Vez": Minha rede branca / Meu cachorro ligeiro... Nogueira terá muito tempo para curtir esses grandes mestres na cadeia.
Defesa de Braga Netto
José Luis Oliveira Lima, sem muito o que alegar, usou a mesma arma do advogado de Bolsonaro: desqualificar o X9 Mauro Cid. Até saiu-se bem quanto a desmoralizar o dedo-duro. Mas nada acrescentou que possa livrar Braga Netto da prisão, onde ele inclusive já está.
Em apuros
Enfim: os golpistas estão literalmente em apuros.
Com informações de O Globo e Folha de S.Paulo
Mais recentes...
Além da extinção do piso do magistério, PL do parlamentar Hildo Rocha (MDB-MA) acaba também a jornada extraclasse dos docentes. Só entre salários, cota parlamentar e verba de gabinete, deputado já torrou quase R$ 1.300.000 de janeiro a julho deste ano.
Projeto que ataca recursos da educação e de seus profissionais é piorado por outro senador
Para Lasier Martins (Podemos-RS), em 2020 "não houve educação", o que estaria a ocorrer também neste ano. Por isso, defende que prefeitos, governadores e presidente da república sejam desobrigados de aplicar gastos constitucionais com o custeio das escolas públicas. Dessa forma, Martins piora ainda mais o texto inicial do senador Marcos Rogério...
Três projetos aptos a votação no Congresso atacam duramente o piso do magistério, diz jurista
Contrárias até ao STF, trio de medidas são exigências de prefeitos e governadores, e agora encontraram apoio também do presidente Bolsonaro e ministro da Economia Paulo Guedes.
Pec proposta pelo bolsonarista Marcos Rogério (DEM-RO) desobriga prefeitos, governadores e presidente da república de cumprirem gastos mínimos constitucionais com Educação.
Educadores de todo o Brasil estão enviando e-mails e/ou ligando para o gabinete do parlamentar Hildo Rocha (MDB-MA) na Câmara dos Deputados em Brasília.
Rogério Correia (PT-MG) afirma que pressão dos servidores públicos da Saúde e Educação na Câmara na última quarta-feira (18) trouxe novos elementos que podem alterar profundamente os rumos da PEC 32.
Governo apela ao STF para não pagar R$ 16,1 bi à educação pública e ao pessoal do magistério
Verba é dos precatórios do antigo Fundef e, por lei, deveria ser usada para investimentos na escolas públicas de estados e municípios e valorização de seus profissionais. Bolsonaro quer suspender o dinheiro por um prazo de dez anos, para bancar o "novo" Bolsa Família.
Jurista explica os seis pontos principais do PL que cria o "novo" piso nacional do magistério
Projeto de Lei representa um enorme atraso para os profissionais do magistério da Educação Básica Pública de estados e municípios de todo o Brasil. Sindicatos da categoria devem fazer todos os esforços para barrar tal medida.
PL nº 2.075/2021 aguarda Parecer do Relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados. Se aprovado, acaba o reajuste anual dos educadores pelo mesmo índice do custo aluno — previsão de 12,5% para 2022 —, e jornada em sala de aula poderá crescer.










