PLs para docentes ou coisa de quem não tem o que fazer?

13/02/2024
Arte criada com aplicativo Canva.
Arte criada com aplicativo Canva.

Há pelo menos uns onze projetos em tramitação na Câmara e Senado que, Deus nos livre, nenhum professor merece.


Ponto de Vista | Vi no site da CNTE que há pelo menos uns onze projetos em tramitação na Câmara e Senado que, Deus nos livre, nenhum docente merece. Coisa de parlamentar que parece que não tem o que fazer.

Uma dessas iniciativas — já aprovada por senadores — propõe uma espécie de Enem para o magistério. Alegam que é preciso aferir se nossos mestres estão mesmo adequados "às novas exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento." Ufa!

Rapaz, será que os autores da matéria dominam isso que querem exigir dos educadores? Duvido.

Continua, após o anúncio.

A coisa é tão escandalosa quando se trata de tentar afrontar quem atua na sala de aula que, recentemente, quiseram aprovar até um projeto que previa obrigatoriedade periódica de exame toxicológico para os das redes públicas de ensino, sob o entendimento de que os mestres usam drogas ilícitas e são maus exemplos aos alunos. Um horror. De tão aviltante, medida foi rejeitada pelo relator e arquivada. Era de autoria de Eduardo Bolsonaro. Só podia ser.

Além de propostas humilhantes dessa natureza aí, muitos parlamentares são doutores em tentar corroer ainda mais os baixos salários da educação. Entre os projetos atualmente em tramitação, pelo menos dois tentam desviar o dinheiro do Fundeb que paga docentes para estudantes, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Uma verdadeira cortesia com chapéu alheio.

Leia também:

Leia também:

Diante de tantas propostas ruins de parlamentares aos professores, é vital que estes fiquem espertos e cobrem de seus sindicatos acompanhamento desse tipo de proposição, no sentido de barrá-las. Do contrário, o que já está ruim pode piorar

Até porque, retificando o que falei no início, deputados e senadores não apresentam o que apresentam por falta do que fazer. E sim por não ter qualquer compromisso com a escola pública e seus profissionais. Salvo raras exceções.

Espero em breve voltar com mais detalhes ao tema. É isso.

Compartilhe e curta nossas redes sociais — para receber atualizações.

Siga-nos!

Doe e ajude esta página a se manter no ar.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt


Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Leia também: