Dicas sobre como lidar com alunos e turmas problemáticas

29/02/2020 13:57

COMPARTILHE!

Polêmicas / O primeiro passo é fazer uma análise para saber se a turma é somente barulhenta ou muito rebelde.

Publicidade

Imagem: Aplicativo Canva.
Imagem: Aplicativo Canva.

Alunos e turmas problemáticas. Qual docente nunca teve? Difícil de encontrar. Na verdade, a indisciplina dos alunos na sala de aula é um dos maiores problemas dos professores no Brasil, responsável inclusive por levá-los à síndrome do pânico e outras doenças psicológicas. Após o anúncio, uma lista feita a partir de opiniões de educadores sobre como lidar com esse tipo de realidade. 

O que fazer

1. A primeira coisa a fazer é analisar se a turma é apenas barulhenta ou muito rebelde.

2. Se a turma é apenas barulhenta, o problema é menor e mais fácil de resolver, pois alunos desse tipo de sala costumam respeitar os docentes quando estes lhes chamam a atenção.

3. Por outro lado, se os alunos são rebeldes, o problema é mais grave, pois no geral gostam também de fazer barulho e tendem a ver o professor como uma espécie de inimigo.

4. Nesse tipo de situação, é aconselhável: (Ler após o anúncio).

  • Nunca perder a calma, embora muitas vezes isto chegue a ser quase impossível. 
  • Não perder a calma é crucial para que docente e aluno não se nivelem no descontrole, principalmente se o discente for ainda criança ou adolescente.
  • Não perder a calma, entretanto, não significa assumir uma postura de subserviência em relação à "ditadura" que a turma ou alunos tentam impor.
  • Neste sentido, é preciso mostrar que a autoridade maior na sala de aula é o docente. Impostar a voz, sem gritar, ajuda muito a reforçar esse detalhe. 
  • Quando um aluno percebe que o professor tem medo dele, normalmente aumenta a tirania sobre o educador.
  • Por fim, é importante buscar resolver o problema de forma coletiva, isto é, envolvendo direção, coordenação e demais professores e funcionários da escola.

Caso queira difundir seu próprio entendimento sobre o tema, deixe um comentário mais abaixo ou escreva um artigo para nossa Redação - E-mail: polemicas@deverdeclasse.org

COMPARTILHE!

Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Você também pode gostar!

Mais recentes do site...