Dicas sobre como lidar com alunos e turmas problemáticas

29/02/2020

COMPARTILHE!

Polêmicas / O primeiro passo é fazer uma análise para saber se a turma é somente barulhenta ou muito rebelde.

Publicidade

Imagem: Aplicativo Canva.
Imagem: Aplicativo Canva.

Alunos e turmas problemáticas. Qual docente nunca teve? Difícil de encontrar. Na verdade, a indisciplina dos alunos na sala de aula é um dos maiores problemas dos professores no Brasil, responsável inclusive por levá-los à síndrome do pânico e outras doenças psicológicas. Após o anúncio, uma lista feita a partir de opiniões de educadores sobre como lidar com esse tipo de realidade. 

O que fazer

1. A primeira coisa a fazer é analisar se a turma é apenas barulhenta ou muito rebelde.

2. Se a turma é apenas barulhenta, o problema é menor e mais fácil de resolver, pois alunos desse tipo de sala costumam respeitar os docentes quando estes lhes chamam a atenção.

3. Por outro lado, se os alunos são rebeldes, o problema é mais grave, pois no geral gostam também de fazer barulho e tendem a ver o professor como uma espécie de inimigo.

4. Nesse tipo de situação, é aconselhável: (Ler após o anúncio).

Como agir:

  • Nunca perder a calma, embora muitas vezes isto chegue a ser quase impossível. 
  • Não perder a calma é crucial para que docente e aluno não se nivelem no descontrole, principalmente se o discente for ainda criança ou adolescente.
  • Não perder a calma, entretanto, não significa assumir uma postura de subserviência em relação à "ditadura" que a turma ou alunos tentam impor.
  • Neste sentido, é preciso mostrar que a autoridade maior na sala de aula é o docente. Impostar a voz, sem gritar, ajuda muito a reforçar esse detalhe. 
  • Quando um aluno percebe que o professor tem medo dele, normalmente aumenta a tirania sobre o educador.
  • Por fim, é importante buscar resolver o problema de forma coletiva, isto é, envolvendo direção, coordenação e demais professores e funcionários da escola.

Caso queira difundir seu próprio entendimento sobre o tema, deixe um comentário mais abaixo ou escreva um artigo para nossa Redação - E-mail: polemicas@deverdeclasse.org

COMPARTILHE!

Ajude com uma pequena doação. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Você também pode gostar!

Mais recentes do site...

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.