Hoje na História: 23 de Março

21/03/2024

Duque de Caxias, mito nas descrições do Exército e genocida nas pesquisas de historiadores negros. 


Compartilhe a matéria

O 23 de Março é marcado por vários fatos importantes, como:

  • 1673 - Fundação do Povoado de Nossa Senhora do Desterro, pelo bandeirante paulista Francisco Dias Velho. Mais tarde, povoado viria a ser o município brasileiro de Florianópolis.
  • 1869 - Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de *DUQUE DE CAXIAS, tornando-se o último duque do Império do Brasil. CAXIAS é também Patrono do Exército Brasileiro.
  • 1956 - Nasce a primeira república islâmica do mundo, o Paquistão.
  • 1973 - Chega às lojas do Reino Unido o apurado Álbum "The Dark Sid of the Moon", da banda inglesa Pink Floyd. Entre os destaques do disco, o famoso sucesso Money. O lançamento ocorreu no dia 1º deste mesmo mês e ano. Leia mais AQUI.
  • 1998 - O longa Titanic, de James Cameron, leva 11 estatuetas do Oscar. Leia mais AQUI.
  • 2011 - Morte do humorista cearense Chico Anysio, criador de personagens memoráveis da TV brasileira, como Pantaleão, Alberto Roberto, Roberval Taylor, Coalhada, Gastão e muitos outros. É também criador da Escolinha do Professor Raimundo. Não dá para esquecer. Leia mais AQUI.
  • 2012 - Morte de Elizabeth Taylor, diva do cinema mundial. Entre os filmes que participou, Cleópatra (1963), Gata em Teto de Zinco Quente (1958) e Assim Caminha a Humanidade (1956).

Sem desmerecer os demais acontecimentos deste dia, destacamos neste 23 de Março fatos relativos a Duque de Caxias, mito nas descrições do Exército e genocida nas pesquisas de historiadores negros.  

Mais detalhes, após o anúncio.


Tópicos relacionados:


Duque de Caxias: herói ou genocida?

A depender de quem olha, Luís Alves de Lima e Silva pode ser um herói ou um genocida. Enquanto o site do Exército Brasileiro, do qual ele é patrono, o qualifica como "Pacificador e soldado de vocação, com atos de bravura, de magnanimidade e de respeito à vida humana que conquistaram a estima e o reconhecimento dos adversários", o site Galeria de Racistas tem uma visão bem diferente desse personagem que, no longínquo ano de 1869, recebeu o título de DUQUE DE CAXIAS.

Para historiadores negros, segundo matéria da Agência Brasil de 25 de agosto de 2023, Caxias não passa de um genocida e racista, que liderou uma repressão militar que "matou, de forma atroz, cerca de 10 mil pessoas entre a população pobre, negros e mestiços". É assim que o patrono do nosso Exército está descrito na referida Galeria, "projeto idealizado pelo Coletivo de Historiadores Negros Teresa de Benguela, pelo site Notícia Preta e por um grupo de publicitários negros.

Nessa polêmica, o Dever de Classe fica com o que os pesquisadores negros afirmam. Figuras como Jair Bolsonaro e os generais Heleno e Mourão não iriam reverenciar Caxias se ele não fosse um genocida e racista.

Compartilhe!


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 


Leia mais...


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...