O autor de Pavão Mysteriozo soltou o verbo contra seu 'colega' cearense, mas sem perder a ternura jamais
E o salário [dos professores], Ó!!!
O inventivo e talentoso humorista Chico Anysio, criador do querido Professor Raimundo, faleceu em 23 de Março de 2012. Sempre estará presente. É o tipo de mestre que a gente sempre vai lembrar.
Sábado, 12:08
Compartilhe!
O talentoso humorista cearense Chico Anysio faleceu em 23 de Março de 2012, no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro. É de sua cabeça inventiva um sem número de personagens, como:
- Pantaleão (caçador aposentado e contador de histórias falsas);
- Alberto Roberto (ator caricato com excesso de estrelismo);
- Azambuja (ex-jogador de futebol e trapaceiro);
- Painho (pai-de-santo homossexual);
- Baiano (sátira ao cantor Caetano Veloso);
- Justo Veríssimo (político corrupto que odeia pobre);
- Canavieira (também político corrupto e ex-prefeito de Chico City);
- Coalhada (jogador de futebol perna de pau);
- Neyde Taubaté (apresentadora do telejornal "Jornal do Lobo")...
E uma longa reticência que, ao final, dá 209 personagens. O Professor Raimundo, primeira criação de Chico, é um dos mais queridos e lembrados até hoje. Mesmo após a morte do famoso artista do Ceará, continuou a ser representado por Bruno Mazzeo, filho do humorista. Ultima aparição da Escolinha na TV foi em 10 de janeiro de 2021.
O espaço da Escolinha do Professor Raimundo, como não poderia deixar de ser, é uma sala de aula. Nela, personagens os mais esquisitos. Seu Boneco (Lug de Paula), era o aluno esfomeado que relacionava tudo o que era perguntado a comida. Dona Bela (Zezé Macedo), encarna uma moça pudica que dava chiliques quando alguém fazia uma piadinha de duplo sentido e, revirando os olhos, sempre repetia, "Só pensa… naquilo!" E Rolando Lero (Rogério Cardoso), o enrolão que sempre tentava induzir o professor a responder as próprias perguntas que fazia. Ficou famoso com o bordão: "Captei! Captei vossa mensagem, amado mestre!".
Toda vez que Rolando Lero era chamado, nunca conseguia responder corretamente nada do que lhe era perguntado. Pelo contrário. Aí o professor Raimundo escalava Ptolomeu (Nizo Neto, filho de Chico) para esclarecer a questão. Ptolomeu era o CDF da turma.
Como alunos da Escolinha do Professor Raimundo há também, entre muitos outros, o esquisitíssimo Zé Bonitinho (Jorge Lorêdo) que, apesar de não ser nada bonitinho, conquistava todas as mulheres. E Marina da Glória (Tássia Camargo), uma das cobiçadas da sala. Era protegida do professor e, quando chamada, levava principalmente a macharada ao delírio, ao atender de forma dengosa e com sua frase feita: "Chamou, chamou?"
O professor Raimundo, por sua vez, era um homem paciente. Talvez porque na sala de aula que ele criou não tivesse nenhum aluno agressivo, bem ao contrário da realidade da ampla maioria das escolas públicas e privadas no Brasil.
Além disso, era muito culto e dotado de grande carisma. Após uma maratona de aulas com seus problemáticos discípulos, sempre terminava com a frase, famosa até hoje: "E o salário [dos professores], Ó! Certamente terminava assim para denunciar os baixos salários que, regra geral, continuam a ser pagos aos profissionais do magistério da Educação Básica de todo o país.
Chico Anysio, presente! É o tipo de mestre que a gente sempre vai lembrar.
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br
João Rosa Paes Landim Neto
Mais recentes do tópico Cultura
Opinião do mestre Dylan não é nova, e foi relembrada com detalhes pelo jornalista Igor Miranda, em matéria no site Rolling Stone Brasil deste sábado, 8 de março
"Diante da pobreza, abandono e frio extremos, talvez só a morte possa libertar."
A Filosofia vai à praça
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
Destaques no Brasil e no mundo...
Cães e Gatos: quem ama, registra
Através do SinPatinhas, gratuito, um código poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor
Manchetes da Folha e Globo não se referem (de forma direta) ao Piso Nacional do magistério
Projeções iniciais citadas em matérias se referem diretamente ao mínimo constitucional da Educação, o que não impede que alguns gestores já comecem a especular sobre o tema
Sonha viajar aos EUA? Cuidado!
Para o doutor em direito e ciência política Conrado Hübner Mendes, "risco de detenção e deportação passa a depender do guarda da esquina"
O senador Ciro Nogueira já tinha sido flagrado ameaçando dificultar o projeto que beneficia milhões de brasileiros, entre os quais centenas de milhares de professores
Ricardo Nunes (MDB) propõe apenas 2,6% e é rechaçado pela categoria; nova manifestação já está marcada para terça-feira, 22
Número de armas de fogo no império ora comandado por Donald Trump é maior que a população do país
Aumento nominal é de 7,37%, contando INPC + variação do PIB de dois anos antes
Projeto já passou no Senado e avança na Câmara; pelo levantamento da Folha de S.Paulo, funcionalismo de 17 estados e 1.356 municípios podem ser atingidos pela medida, ativos e aposentados
Além de determinar correção relativa a 2022 (33,24%), justiça mandou também que sejam pagas retroativamente as diferenças salariais devidas aos professores, o que pode servir de espelho a outros entes do país
Direito de ir para casa "antes" não cobre o altíssimo desgaste físico e emocional de anos e anos de trabalho com salários aviltantes; e ainda querem piorar a lei