Medida facilita e amplia a eficiência na gestão dos recursos dos estabelecimentos públicos de ensino
Os perigosos planos de Tarcísio para a educação pública nacional
Governador usa SP como laboratório de ideias que sonha exportar para escolas públicas de todo o Brasil.
Segunda-feira, às 20:48
Compartilhe a matéria!
Colabore! Ajude o site a se manter online.
Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br

ivros (100%) digitais nas escolas. Escolas cívico-militares com PMs ganhando mais que professores. Inteligência Artificial para elaborar materiais didáticos. Leilão de escolas estaduais. Estas são algumas das perigosas ideias que o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja para a educação pública nacional. Por enquanto, usa o mais rico Estado do país como laboratório dessas suas absurdas maquinações.
Não é preciso ser um grande estudioso das questões educacionais para saber que trocar livros físicos, política tradicional do MEC, por peças digitais — só "atende a interesses mercantilistas de setores privados interessados nos robustos recursos financeiros da pasta." Proposta soou muito mal e Tarcísio e seu secretário de Educação Renato Feder tiveram que "recuar" em 2023. Recuaram, mas não desistiram da ideia.
Leia também:
- Tarcísio ameaça leiloar Educação de São Paulo
- Tarcísio quer que PMs ganhem mais que docentes nas escolas cívico-militares
- Tarcísio leva Educação Pública de SP ao caos
Prova de que as perigosas ideias privatistas de Tarcísio para a Educação pública continuam a todo vapor é a nova proposta apresentada pelo governador recentemente. O bolsonarista e seu referido secretário querem usar Inteligência Artificial para a produção de materiais didáticos.
Aos professores, que de fato têm competência para preparar aulas, caberia apenas validar produtos do ChatGPT — chatbot — da empresa OpenAI. Um absurdo total, cujo objetivo é também transferir dinheiro público para grandes capitalistas. A médio prazo, isto significa na prática transferir verbas do Fundeb e dos salários do magistério a setores do grande empresariado.
Outra perigosa ideia de Tarcísio de Freitas é a expansão de escolas cívico-militares onde PMs, pasmem, ganhem mais que professores graduados para a sala de aula. Além de absurda, ideia é humilhante aos profissionais da educação.
O governador de São Paulo quer também leiloar escolas estaduais, em um projeto escandaloso que envolve R$ 1,6 bilhão em dinheiro público. Verba é para ser repassada a empresários construírem e gerenciarem estabelecimentos de ensino. Docentes e demais profissionais da educação novamente serão rebaixados a segundo plano.
Tarcísio de Freitas é um dos postulantes à presidência da República nas eleições de 2026. O laboratório absurdo que ora tenta implementar na Educação Pública de SP, ratifico, pretende exportar para todo o Brasil. Categoria deve ficar muito atenta a isso.
Compartilhe a matéria!
Colabore! Ajude o site a se manter online.
Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br
João Rosa Paes landim Neto
Leia também
No mínimo, 1/3 da jornada do(a) professor(a) deve ser para atividades fora da sala de aula
Quem garante é a Lei 11.738/2008, a mesma que reajusta o piso do magistério todos os anos; STF ratificou tal decisão e, desde 2020, é obrigatória para prefeitos e governadores
Publicação traz importantes dados sobre os docentes, como salário, carreira e formação
Camilo Santana diz não ter dúvidas de que o presidente Lula também discorda da ideia de atacar os recursos da pasta que dirige
Publicidade
Tópicos mais vistos relacionados ao tema desta matéria
Publicidade