Projeto de Lei prevê combate à violência nas escolas

24/03/2024

É preciso ficar alerta para que nova lei não se transforme em mais uma máquina de censura no país.

Domingo, às 12:00


Compartilhe a matéria

Todo mundo é contra violência nas escolas. Basta dar um Google e se encontra um sem número de matérias sobre o tema. No ambiente escolar, ninguém está livre de levar um soco, pontapé ou mesmo uma facada e morrer. Todos estão expostos ao risco, inclusive os professores. Há estudos que apontam horrores sofridos por docentes nos seus locais de trabalho, que vão de xingamentos a investidas mais agressivas.

Neste sentido, é sempre bem-vinda qualquer iniciativa que vise combater a violência escolar, como o  Projeto de Lei 5.686/23. PL "define regras para o controle de conteúdos que estimulem violência ou incidentes com múltiplas vítimas (IMV) em instituições de ensino." Muito bom. É preciso, contudo, ficar alerta para que tal instrumento legal, caso seja aprovado, não se transforme em mais uma máquina de censura no país.

  • Entenda melhor, após o anúncio.


Tópicos relacionados:


A proposta, segundo matéria no site da CNTE (22):

A medida visa alterar o Marco Civil da Internet, o Código Brasileiro de Telecomunicações e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Entre as obrigações impostas na política, os provedores deverão:

I- Monitorar ativamente e de forma preventiva os conteúdos impulsionados ou publicitários que possam caracterizar violência, fazer apologia ou incitar ataques em escolas;

II- Remover imediatamente, após notificados, conteúdos que foram ilícitos ou potencialmente nocivos que estimulem violência ou IMV em escolas, sob pena de responder juntamente com o autor da ofensa;

III- Oferecer ferramentas para que pais e responsáveis controlem o conteúdo acessado pelos filhos; e

Matéria continua...


Pix CEF

pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt  


Pix Vakinha

3435969@vakinha.com.br

João Rosa Paes Landim Neto 

IV- Criar um canal de denúncias exclusivamente dedicado ao Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave), de que trata a Lei 14.643/23.

O projeto esclarece, ainda, que os provedores deverão fornecer os dados cadastrais de divulgadores de conteúdos relacionados à violência nas escolas para as autoridades investigativas, mesmo sem prévia autorização judicial.

Alerta

Como enfatizamos no início desta matéria, a iniciativa é boa. No entanto, é preciso ficar alerta no sentido de que não se transforme numa máquina de censura no país. Como tudo na vida ocorre a partir do ponto de vista de quem observa, pode perfeitamente um funcionário de provedor julgar como inoportuno aquilo que só seria errado para ele.

O Dever de Classe vai acompanhar a tramitação.


Mais recentes sobre Educaação:


Mais vinte destaques no Brasil e no mundo...

1985. Morte de Tancredo Neves, primeiro quase presidente civil após o fim da ditadura militar instalada no Brasil em 1964.