Medida será deliberada nesta quarta-feira (3) na Comissão de Educação (CE) da Câmara. Outros projetos de interesse dos professores também estão na pauta.
De "30 anos é demais" a Van Gogh e Belchior: golpistas em apuros
Advogados de defesa de Bolsonaro e dos generais Braga Netto, Heleno e Paulo Sérgio Nogueira bem que se esforçaram... Mas cadeia é o destino

Personagens dignos de filmes de terror. Foto/reprodução
- Colabore! Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Política / Ocorreram na manhã desta quarta-feira (3) as defesas dos quatro principais envolvidos na trama golpista que visou implantar no Brasil uma nova ditadura, cuja senha de entrada era os assassinatos de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. Os advogados de defesa de Bolsonaro e dos generais Braga Netto, Heleno e Paulo Sérgio Nogueira bem que se esforçaram... Mas não convenceram. Cadeia é o destino desses golpistas.
"30 anos é demais", Van Gogh e Belchior
Durante exposição oral, juristas apelaram a tudo para defender indefensáveis, desde dizer que "30 anos é demais" até citar o pintor pós-impressionista holandês Van Gogh e o cantor e compositor brasileiro Belchior. Veja resumo mais abaixo.
Siga e receba atualizações
Defesa de Bolsonaro
O advogado Celso Vilardi repetiu o que já faz desde que assumiu a causa, sobretudo quanto a tentar desqualificar a delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do capitão. No final, contudo, acabou foi reconhecendo que Bolsonaro é criminoso, ao dizer que "30 anos de cadeia é demais". Pode ser. Talvez uns 29 já esteja de bom tamanho.
Defesa do general Heleno
Matheus Mayer Milanez focou na mirabolante tese de que Heleno não teve qualquer participação, pois "há tempos teria se afastado de Bolsonaro", embora tenha sido um dos "homens" mais influentes do capitão e só tenha saído do palácio no apagar das luzes do governo. 29 anos de cana também está bom para esse golpista.
Defesa do Paulo Sérgio Nogueira
O jovem Andrew Fernandes centrou a defesa do seu cliente nele mesmo advogado. Em vez de tentar refutar as graves denúncias contra o ex-ministro da Defesa, buscou mostrar "erudição", ao citar Gonçalves Dias, Virgílio (poeta italiano), Ariano Suassuna, Lewis Carroll, o pintor Holandês Van Gogh e o cantor e compositor brasileiro Belchior. Referência a este último foi com trecho da canção "Tudo Outra Vez": Minha rede branca / Meu cachorro ligeiro... Nogueira terá muito tempo para curtir esses grandes mestres na cadeia.
Defesa de Braga Netto
José Luis Oliveira Lima, sem muito o que alegar, usou a mesma arma do advogado de Bolsonaro: desqualificar o X9 Mauro Cid. Até saiu-se bem quanto a desmoralizar o dedo-duro. Mas nada acrescentou que possa livrar Braga Netto da prisão, onde ele inclusive já está.
Em apuros
Enfim: os golpistas estão literalmente em apuros.
Com informações de O Globo e Folha de S.Paulo
Mais recentes...
O capitão não tem motivos para abandonar o método que o levou à presidência da república.
Bolsonaro tem a chance de se redimir por ter zerado o piso do professor em 2021, diz especialista
Desde que passou a ser reajustado — em 2010 —, piso do magistério nunca tinha sido zerado por nenhum presidente. Bolsonaro o fez. Agora, com a boa previsão de aumento para 2022, atual mandatário pode reparar o erro. Fará?
Novo Fundeb diz que transferências de recursos só podem ser feitas pela Caixa ou Banco do Brasil. Instituições privadas investiram R$ 11 bilhões na compra de folhas salariais de estados e municípios.
Enquete mostra que internautas são contra usar dinheiro dos professores no novo "Bolsa Família"
De tão descabida e absurda, Pec do Calote encontra resistências até nas bases do governo Bolsonaro, maior interessado na aprovação da medida.
Ideia é adiar de 2022 para 2024 o pagamento da integralidade do direito dos educadores. Representações do magistério e oposição na Câmara devem avaliar muito bem a proposta, caso seja inserida no texto da Pec e levada para votação dia 3, como quer o presidente Jair Bolsonaro.
Ex-ministro mostra que Pec 23 é calote sem fim nos docentes e em outros credores da União
Mailson da Nóbrega diz que Hugo Motta, relator da medida, "cometeu a façanha de piorar o que já era ruim, porque além do calote, ele introduziu um novo método de tratamento dos precatórios que é desastroso."
Caso o presidente Jair Bolsonaro não edite nova Portaria Interministerial que rebaixe o valor do Custo Aluno deste ano, educadores poderão entrar 2022 com um bom crescimento em seus ganhos. Não é obrigatório anúncio oficial para a correção salarial ser cumprida. Confira as dúvidas mais frequentes sobre o tema.
Projeto que prejudica principalmente os professores encontra resistências até entre aliados do governo na Câmara e Senado.
PL que obriga professor a fazer exame anual de uso de drogas ilícitas é REJEITADO pelo relator
Proposta dos deputados Eduardo Bolsonaro e Marcelo Brum prevê teste toxicológico na admissibilidade do educador e, depois, pelo menos uma vez a cada ano. Apenas o magistério público é atingido.











