Projeto abre também brechas para ações persecutórias dentro das escolas. Mas há 'pontos positivos', diz especialista.
Na volta às aulas, no primeiro atchim todo mundo corre para casa
Se escolas reabrirem em plena pandemia, o clima entre professores, demais funcionários e alunos será de pavor.
Publicidade

Educação | O noticiário sobre a pandemia de coronavírus continua em alta em todo o planeta. É difícil encontrar uma criança acima dos cinco anos que não saiba dizer alguma coisa sobre a peste.
Só no Brasil, já são mais de 217 mil mortes e cerca de 9 milhões de casos confirmados. A essas alturas, é difícil também encontrar uma pessoa que não conheça pelo menos uma situação da doença na família ou entre amigos.
É nesse clima que se fala em reabrir as escolas públicas e privadas em fevereiro. Os defensores alegam que medidas protocolares podem ser tomadas de modo a garantir segurança para todos dentro do ambiente escolar. Continua, após o anúncio.
Os profissionais do magistério e todos os que conhecem ou lembram de como é uma escola por dentro, no entanto, sabem que essa segurança não existirá.
Docentes e demais trabalhadores dos estabelecimentos escolares sequer foram incluídos como prioridade no Plano Nacional de Imunização do governo federal. Quanto aos alunos, nem em garantia de testes se fala.
Quem voltar é consciente de que estará exposto ao vírus e, na melhor das hipóteses, sabe também que poderá contraí-lo, ficar assintomático e sair por aí contaminando outras pessoas, sobretudo dentro da própria família.
Por isso, se escolas reabrirem em plena pandemia, o clima entre professores, demais funcionários e alunos será de pavor. No primeiro atchim, todo mundo corre para casa.
Relacionadas:
- Biólogo diz que se crianças voltarem às escolas agora, muitas irão para casa contaminar os pais
- Professores estão entre os profissionais mais vulneráveis à Covid-19, diz médico
- Médico fala em festival de contaminações de professores e alunos, caso aulas retornem
- Quase 80% dos brasileiros querem que escolas continuem fechadas, diz pesquisa nacional do Datafolha
- Nota Técnica da Fiocruz afirma que 9,3 milhões estarão em perigo com retorno às aulas presenciais
Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes sobre educação...
Medida é para ser aplicada nas instituições de ensino federais, estaduais, municipais e distrital, públicas e privadas.
Textos mostram os prejuízos que a reforma traz a estudantes, professores, demais da comunidade escolar e sociedade em geral.
Segundo o INEP, o nível de execução real do plano não passa de 40%. Uma das metas prejudicadas é a que trata da remuneração dos professores.
Valorização dos profissionais do magistério e outros temas de interesse da Educação Pública fizeram parte da pauta do encontro.
Projeto que tenta impedir a livre cátedra é inconstitucional e representa o pensamento-lixo da extrema direita e do bolsonarismo no Brasil.