Professores estão entre os profissionais mais vulneráveis à Covid-19, diz médico

30/05/2020

Grande parte dos docentes tem inúmeras doenças oriundas do exercício da sala de aula, que por si só já é um espaço propício à propagação do coronavírus

Atualizado em 06/07/2020, 08:11

COMPARTILHE!

Publicidade

Problemas físicos e psicológicos marcam a vida de muitos docentes, o que os torna mais frágeis nessa guerra contra a pandemia. Imagem: aplicativo Canva.
Problemas físicos e psicológicos marcam a vida de muitos docentes, o que os torna mais frágeis nessa guerra contra a pandemia. Imagem: aplicativo Canva.

Educação | Os professores estão entre os profissionais mais vulneráveis ao coronavírus. Quem nos diz isso é o médico Adalton N B Silva, consultado pelo Dever de Classe. O especialista afirma que pelo menos três fatores pesam contra os educadores nessa guerra contra a pandemia. Após o anúncio, ele nos traz importantes esclarecimentos sobre o assunto. 

Dr, por que os professores estão entre os mais vulneráveis ao coronavírus?

Contra os mestres pesam basicamente dois fatores, aliás, três, no caso de alguns. O primeiro é que muitos adquirem ou agravam várias doenças no exercício da profissão, como problemas na garganta, doenças respiratórias, hipertensão, diabetes, dores nas costas, esgotamento físico e mental, depressão etc. Isto baixa a imunidade dos mesmos e os torna, naturalmente, muito mais frágeis nessa guerra contra a pandemia. Continua, após o anúncio.

E o segundo e terceiro fatores?

A escolas são espaços naturais de aglomeração, e as salas de aula mais ainda. Já imaginou uma professora ou professor numa sala com 20, 30, 40 ou mais alunos? Um perigo! Se não estiverem todos muito bem protegidos, o risco de contaminação é enorme.

Um terceiro fator também importantíssimo é que muitos professores têm mais de 50 anos e já estão debilitados por causa de outras doenças. Idade e doenças preexistentes compõem um coquetel que pode ser mortal para eles, caso se contaminem com coronavírus.

O senhor acha correto retornar às aulas agora, como prega por exemplo o presidente Bolsonaro? (Ver resposta após o anúncio).

Acho muito arriscado. Eu não aconselharia, sobretudo porque se sabe que ainda não há vacina ou qualquer medicamento eficaz no combate à doença. Por outro lado, nossas autoridades não têm condições ou não querem adaptar as escolas para esse retorno de forma segura. É melhor todo mundo continuar em casa por enquanto.

COMPARTILHE!

Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

2016. Câmara dos Deputados afasta a presidenta Dilma do cargo e dá início oficial ao golpe que levou Michel Temer e Jair Bolsonaro ao poder.