Biólogo alerta sobre perigo de voltar às aulas antes do segundo semestre

15/04/2020

Educação / Voltar agora seria abrir espaços para um suicídio coletivo, onde professores e alunos entrariam como as maiores vítimas.

COMPARTILHE!

Publicidade

Como manter distância segura entre alunos em salas superlotadas? Imagem criada com o aplicativo Canva
Como manter distância segura entre alunos em salas superlotadas? Imagem criada com o aplicativo Canva

Um biólogo consultado pelo Dever de Classe alerta sobre o perigo de voltar às aulas antes do segundo semestre, o que ele chama de "abrir espaços para um suicídio coletivo". O professor destaca que escolas e salas de aula têm um altíssimo poder de disseminar o coronavírus, o que torna professores e alunos alvos fáceis da doença. O mais correto e sensato, diz, é esperar que a epidemia esteja controlada de forma segura, pois o direito à vida deve estar acima de qualquer coisa. Leia entrevista sobre o tema após o anúncio e vote na enquete ao final da matéria.

Leia também:

  1. Descompasso no governo pode levar a cancelamento do ano letivo, diz analista
  2. Jurista diz que quarentena não desobriga reajuste (12,84%) do magistério
  3. Professores têm medo de pegar coronavírus nas escolas

O que diz o biólogo Bruno S Silva sobre essa questão:

Por que o senhor acha que as aulas não devem voltar antes do segundo semestre?

Voltar agora seria abrir espaços para um suicídio coletivo. Escolas e salas de aula são espaços muito favoráveis à disseminação do coronavírus, pois aglomeram diariamente e de forma natural muitos alunos, professores e demais profissionais do magistério. Basta que um esteja contaminado para que o vírus se espalhe com facilidade por toda a comunidade escolar e daí para fora. Quem quer uma coisa dessas para si ou para o próprio filho? Quem quer correr esse risco, quando o maior tratamento contra a Covid-19 ainda continua a ser a prevenção? Quem? É uma questão de decidir entre a vida e a possibilidade concreta de morrer. Qual o melhor caminho? Continua, após o anúncio.

Mas o senhor acha que já no segundo semestre essa pandemia pode estar controlada?

Não. Não há qualquer sinal disso. Quando falo em segundo semestre é só uma referência, pois o mais provável é que o isolamento tenha que se estender por muito mais tempo. Não se cria vacina ou medicamento seguro contra qualquer doença da noite para o dia. Há notícias de que Inglaterra e EUA, por exemplo, já falam em retomar aulas nas universidades só em 2021. Ora, se é difícil manter adultos em segurança dentro de uma universidade, imagine controlar crianças e adolescentes dentro das escolas da educação básica, sobretudo nas públicas, onde as salas são geralmente superlotadas.

Que conselho final o senhor daria, então?

Fiquem em casa!

Vote na enquete:

COMPARTILHE!

Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...