Mais de 300 entidades querem revogar novo Ensino Médio

06/03/2023

Reforma piorou etapa final da Educação Básica. Fim do lixo educacional é puxado pela Rede Escola Pública e Universidade (Repu).

EDUCAÇÃO | Cresce em todo o Brasil o sentimento de repulsa contra o novo Ensino Médio e as aberrações que trouxe a professores, alunos e a toda a comunidade escolar e sociedade. 

Movimento capitaneado pela Rede Escola Pública e Universidade (Repu) quer revogar esse lixo educacional. Mais de 300 entidades já assinaram Carta Aberta neste sentido. O Repu é um grupo de professores e pesquisadores de universidades públicas paulistas.

Leia tambémNovo Ensino Médio é aberração e precisa ser revogado

Continua, após o anúncio.

Novo Ensino Médio é lixo e só atende a interesses privados do setor da educação. Imagem criada com Canva.
Novo Ensino Médio é lixo e só atende a interesses privados do setor da educação. Imagem criada com Canva.

Leia tambémNovo Ensino Médio é sinônimo de mais doenças para os professores

Carta Aberta diz o que a reforma é

A Carta Aberta que defende o fim desse novo Ensino Médio traz uma série de termos qualificativos para esse lixo educacional chamado de reforma: desintegradora, antipopular, autoritária, perversa, precarizante, privatizante, engodo, antidemocrática, desigual, fragmentadora, desregulamentadora, desescolarizadora, potencialmente catastrófica, sem qualidade...

Leia tambémAs novas disciplinas do Ensino Médio que vêm por aí

Sem remendo possível

Segundo matéria do portal COA uol desta segunda-feira (6), assinada pelo jornalista e professor universitário da USP Rodrigo Ratier:

"Sindicatos, grupos de pesquisa, associações científicas e de classe do campo educacional defendem que não há remendo possível para a reforma, enquanto seus formuladores falam em "revanchismo". Pressionado, o Ministério da Educação (MEC) monitora a fervura do debate e prepara a convocação de um grupo de discussão sobre o tema."

Leia tambémCinco motivos para revogar o novo Ensino Médio

Continua, após o anúncio.

Leia tambémNovo Ensino Médio quintuplicou trabalho docente

Professores prejudicados

Diz também a matéria do professor Ratier:

"Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE, também signatária da carta), diz que professores de Geografia, História, Sociologia e Língua Portuguesa estão tendo que lecionar conteúdos "totalmente estranhos" às suas formações. "A reforma também descaracteriza a profissão, criando a figura da pessoa de notório saber, aumentando a terceirização e elevando a contratação temporária de docentes"."

Leia tambémMais de 95% são a favor de revogar novo Ensino Médio

Não há, portanto, nenhuma outra saída a não ser revogar essa reforma. E o mais rápido possível. 

Leia a Carta Aberta

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br