Os 70% do Fundeb e o salário do pessoal da Educação

05/05/2022
Imagem: aplicativo Canva.
Imagem: aplicativo Canva.

Categoria precisa fiscalizar para saber se não há desvio ou sobras que poderão ser usadas para rateio no final do ano.


Educação | De acordo com as novas regras do Fundeb, no mínimo 70% dos recursos desse fundo devem ser usados para pagar salários dos profissionais da Educação. Muitos prefeitos e governadores, no entanto, aplicam menos que isso e deixam de honrar, por exemplo, o reajuste anual do magistério, que em 2022 é 33,23%.

Fiscalizar

Para evitar desvio de recursos e prejuízos mensais, categoria deve fiscalizar o manuseio das verbas. Após o anúncio, o economista Carlos N Silva, consultado pelo Dever de Classe, dá algumas dicas de como isso pode ser feito.

Como fiscalizar os recursos do Fundeb e saber se o mínimo de 70% estão sendo usados no pagamento do pessoal da educação?

Quem tem mais credenciais e condições de fazer isso são os sindicatos da educação. Todos têm assessorias jurídica e econômica capazes de fazer com eficiência tal tarefa.

Onde podem ser encontrados dados sobre os gastos?

Secretarias de finanças de estados, DF e municípios são obrigados a disponibilizar dados de receitas e despesas através de balanços mensais, bimestrais ou de intervalo maior de tempo. É só ir lá e consultar. O Banco do Brasil também disponibiliza de forma fácil como os recursos são distribuídos.

Continua, após o anúncio.

O que ocorre se o mínimo de 70% não estiver sendo cumprido?

Prefeitos e governadores são obrigados a cumprir esse mínimo estabelecido na lei do Fundeb. Se tal índice não estiver sendo cumprido, gestores têm de reajustar salários e adequar planos de carreira para que a totalidade do dinheiro seja usada.

E se não o fizerem?

Se não usarem esse mínimo de 70% durante o ano, com certeza sobrarão recursos que deverão ser rateadas no final do ano. 


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.