Comitê apresenta várias exigências para retorno seguro das aulas na América Latina

27/05/2020

Distribuição de kits sanitários, acesso a testes, distanciamento seguro nas salas de aula e outras medidas de proteção devem ser observadas na reabertura das escolas. 

COMPARTILHE!

Publicidade

Escolas só podem ser reabertas se regras básicas de proteção a professores e alunos forem cumpridas. Imagem: aplicativo Canva.
Escolas só podem ser reabertas se regras básicas de proteção a professores e alunos forem cumpridas. Imagem: aplicativo Canva.

Educação | O Comitê Regional da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) lançou uma série de exigências para a reabertura das escolas na região, o que inclui o Brasil e mais 19 países. Protocolo está em matéria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE (26).

Dentre as condições exigidas para o retorno seguro das aulas em tempos de coronavírus, estão: acesso a testes para alunos e profissionais do magistério, distribuição de kits sanitários, distanciamento correto na sala de aula e outras medidas protetivas, conforme veremos após o anúncio e a enquete.

Condições para reabertura das escolas

O Comitê Regional da IEAL propõe como medidas de segurança, dentre outras:

  • Que os governos e autoridades estabeleçam processos de diálogo com as organizações sindicais do setor educacional para definir as diferentes etapas da volta às atividades escolares. 
  • Que sejam gerados mecanismos para ouvir as propostas dos setores estudantis organizados, de maneira que eles possam participar na definição dessas etapas. Continua, após o anúncio.
  • Que sejam garantidas as condições necessárias de infraestrutura nas escolas para impedir a propagação do vírus: acesso à água, sabão e ventilação, entre outros.
  • Que o setor público garanta as condições de proteção para todas as pessoas nos estabelecimentos de ensino: distribuição de kits sanitários, acesso a testes, distanciamento seguro nas salas de aula ou outras medidas com instrumentos de proteção. 

Além disso, o Comitê Regional da IEAL destaca que os direitos trabalhistas dos trabalhadores e trabalhadoras em educação devem estar protegidos. Ou seja, governos não podem promover, por exemplo, cortes salariais por conta da pandemia. Continua, após o anúncio.

Apenas a Argentina

Segundo a matéria da CNTE, na América Latina apenas o governo da Argentina têm promovido o diálogo com os sindicatos da educação para decidir o momento seguro da reabertura das escolas.

No Brasil, bem ao contrário do país presidido por Alberto Fernández, o presidente Bolsonaro só se preocupa em divulgar a cloroquina, combater o isolamento social e em minimizar os efeitos letais da Covid-19.

COMPARTILHE!

Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.