Cnte diz que proposta do Mec não altera nada no novo Ensino Médio

14/03/2023
Para entidade, medida só favorece grupos privados que querem ganhar dinheiro com a reforma.

Educação | O novo Ensino Médio continua a gerar polêmicas em todo o Brasil. De tão ruim, professores, estudantes e pesquisadores do assunto dizem que o melhor é o governo Lula (PT) revogar a reforma. Dentro do Mec, contudo, há forte resistência em relação a isso. 

O próprio ministro Camilo Santana (PT) é um dos que querem apenas "aprimorar" a medida. Por isso, lançou uma proposta que na prática não altera nada e só reforça os interesses de corporações que querem ganhar dinheiro com o projeto. 

CNTE faz duras críticas

Diante do quadro, e da ideia lançada pelo Ministério da Educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) critica duramente a cumplicidade dos dirigentes do Mec com a reforma e reitera que é preciso revogar o trambolho "educacional". Confira teor das críticas, após o anúncio.

Ministro Camilo Santana parece estar mais interessado em agradar ao mercado que atender aos pedidos populares para revogar o aberrante novo Ensino Médio. Foto: Jonas Pereira/Agência Senado.
Ministro Camilo Santana parece estar mais interessado em agradar ao mercado que atender aos pedidos populares para revogar o aberrante novo Ensino Médio. Foto: Jonas Pereira/Agência Senado.

A proposta do Mec... 

No dia 8 deste mês, o ministro Camilo Santana publicou a Portaria nº 399/2023. Logo no artigo 1º, institui "a consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de Ensino Médio".

e as duras críticas da CNTE

Diz a entidade, em seu portal (9):

"A consulta proposta pelo MEC, através da Portaria 399, de 08/03/2023, parte do pressuposto que a REFORMA SE MANTERÁ INALTERADA, estimulando a disputa de narrativas proposta por entidades privadas que financiam e se beneficiam da reforma do Ensino Médio. Assim sendo, ENTENDEMOS QUE A CONSULTA PÚBLICA lançada pelo MEC NÃO SE CONSTITUI em ESPAÇO e MÉTODO APROPRIADOS, SEGUROS e IDÔNEOS para debater unicamente uma parte do NEM [novo Ensino Médio], condizente à implementação de seus atos normativos." (Grifos nossos).

E continua:

"No mínimo, o MEC deveria revogar a Portaria 521/2021, que trata do Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. Esse seria um passo mais consistente em direção ao diálogo franco e propositivo sobre a reestruturação do Ensino Médio."

Continua, após o anúncio.

"A CNTE mantém posição pela revogação da Lei 13.415 [que criou o novo Ensino Médio], devendo, para tanto, o MEC criar grupo de trabalho em âmbito do Fórum Nacional de Educação, que reúne o conjunto das entidades representativas de diversos segmentos da educação brasileira, a fim de debater propostas de substituição à legislação aprovada em 2017 por meio de Medida Provisória."

Leia mais — para entender melhor o novo Ensino Médio

Siga-nos!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais recentes sobre educação