Bolsonaro veta reajuste a servidores, mas antes editou MP's para favorecer policiais

28/05/2020

Congelamento vai até dezembro de 2021 e atinge funcionalismo da União, estados e municípios. Parte da base bolsonarista foi poupada.

COMPARTILHE!

Publicidade

Presidente usa tese de que servidores são culpados pela crise, inclusive a de coronavírus. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil.
Presidente usa tese de que servidores são culpados pela crise, inclusive a de coronavírus. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil.

Economia | O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem 27) o pacote de ajuda a estados e municípios por conta da pandemia de coronavírus. Na mesma medida, vetou reajustes para servidores da União, estados e municípios até dezembro de 2021. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta (28).

Antes de congelar os salários de milhões de funcionários públicos, o capitão editou duas medidas provisórias para livrar do arrocho parte da base bolsonarista. Uma favorece policiais civis e militares de Brasília e tem custo de meio bilhão de reais para a União. Outra, favorece a Polícia Federal. Informações estão em matéria de hoje (28) da Folha de S.PauloContinua, após o anúncio.

Justificativa cínica

Quando anunciou que iria congelar o salário dos servidores até dezembro de 2021, Bolsonaro disse que "é bom para o servidor." A Folha (21) destacou essa cínica justificativa. Disse o capitão:

"É bom para o servidor, porque o remédio é o menos amargo, mas é de extrema importância para todos os 210 milhões de habitantes."

Medida é tão "boa" para quase todos os servidores que Bolsonaro poupou parte de sua base desse "remédio menos amargo". Continua, após o anúncio.

Piso do magistério e outros reajustes prejudicados

Medida anunciada por Bolsonaro será mais um forte empecilho para o reajuste do piso nacional dos professores, inclusive o deste ano (12,84%), nos lugares onde ainda não foi cumprido.

"Prefeitos e governadores, com certeza, usarão projeto do governo federal como mais um argumento para querer negar os reajustes do magistério relativos a 2020 e 2021. Caberá aos sindicatos da categoria reagirem quanto a isso, pois o piso dos professores foi instituído por uma lei federal", disse o jurista Carlos N Freitas, consultado pelo Dever de Classe.

Freitas lembra também que no geral todo o funcionalismo estará prejudicado.

Congelamento proposto por Bolsonaro ainda terá que ser aprovado no Congresso Nacional. 

COMPARTILHE!

Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.