Bolsonaro é derrotado na Câmara e Fundeb agora é definitivo e 100% público

18/12/2020

Parlamentares governistas ainda tentaram três manobras para permitir que R$ 16 bi da escola pública fossem transferidos para a rede privada; mas ao final prevaleceu o que foi decidido no Senado, após muita pressão dos educadores e da oposição.

Publicidade

Presidente Jair Bolsonaro fracassou, ao tentar desviar Fundeb para escolas particulares. Foto: Agência Brasil.
Presidente Jair Bolsonaro fracassou, ao tentar desviar Fundeb para escolas particulares. Foto: Agência Brasil.

Educação | Novas votações ocorridas ontem (17) na Câmara ratificaram o que havia sido decido dia 16 no Senado e agora o Fundeb é permanente e 100% público. Vitória dos profissionais do magistério e alunos das escolas públicas, porque terão mais verbas para salários e melhoria dos estabelecimentos de ensino. E derrota do presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados no Congresso, que queriam privatizar o Fundo e transferir R$ 16 bilhões para a rede privada. Continua, após o anúncio. 

Manobras foram derrotadas

Para a votação que ocorreu ontem (17) na Câmara, Bolsonaro e seus aliados tentaram três manobras para permitir que dinheiro do Fundeb fosse transferido para as escolas particulares. Na primeira, perderam por 470 a 15 votos. Na segunda, por 286 a 163. E na terceira, desistiram da votação. 

PT, PSOL e PCdoB mantiveram a posição de votar 100% a favor da educação pública e contra os interesses privatistas do governo federal.

Agora o projeto vai para sanção do presidente Bolsonaro.

Com informações de G1 e Agência Câmara de Notícias.

Curta abaixo nossa página no Facebook e receba atualizações sobre este tema. 

Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes...