MP de Bolsonaro corta verbas de creches públicas e transfere para rede privada

13/08/2021

Medida faz parte do "Auxílio Brasil" — novo "Bolsa Família", e dificultará o trabalho das prefeituras no atendimento a crianças de zero a dois anos de idade de famílias pobres e extremamente pobres. Educação Infantil fica ainda mais difícil de se manter. Tubarões do setor privado comemoram.

Publicidade

Jair Bolsonaro-Paulo Guedes: uma dupla de morte. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.
Jair Bolsonaro-Paulo Guedes: uma dupla de morte. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

Educação | A Medida Provisória (MP) que cria o "Auxílio-Brasil", novo "Bolsa Família", fere de morte creches públicas para crianças carentes de famílias pobres e extremamente pobres. Medida zera os recursos para prefeituras e transfere para o setor privado. Um golpe cruel contra meninos e meninas de zero a dois anos de idade e em suas famílias, e um ataque violento à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Tubarões do setor privado comemoram.

Segundo matéria da Folha de S.Paulo (12), com tal MP "governo [Bolsonaro] derrubou um dos pilares do Brasil Carinhoso, programa social criado em 2012 — governo Dilma Rousseff (PT) — para garantir o acesso e a permanência de crianças na Educação Infantil. Continua, após o anúncio.

Diz também a Folha:

"No Brasil Carinhoso, o governo federal repassa os recursos diretamente aos municípios. As transferências aos entes, que ultrapassaram R$ 1 bilhão em 2014, em valor corrigido pela inflação, foram diminuindo ano a ano e somaram cerca de R$ 8 milhões em 2020."

"Agora, com a edição da MP [do "Auxílio Brasil"], esses repasses serão extintos integralmente."

Dinheiro vivo vai direto para donos de creches particulares. Um retrocesso. Mais um desse governo genocida.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Facebook, para receber atualizações sobre este tema.

Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este tema!

Mais recentes sobre educação...