Tabela do Banco do Brasil mostra crescimento dos recursos, o que aponta para percentual de reajuste acima do praticado em 2024
OMS. Em 26 anos, casos de câncer podem aumentar em 77%
Professor de Oncologia da USP discorre sobre os motivos pelos quais doença está se tornando cada vez mais comum na saúde pública.
Quarta-feira, às 21:25
Compartilhar matéria
Segundo o Jornal da USP (08/03), a "Organização Mundial da Saúde fez uma projeção de que o número de casos de câncer para o ano de 2050 será 77% maior do que no ano de 2022, ano em que foram registrados cerca de 20 milhões de casos no mundo. Roger Chammas, professor de Oncologia da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo e coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), discorre sobre os motivos pelos quais o câncer está se tornando cada vez mais comum na saúde pública."
Confira mais detalhes, após o anúncio.
Leia também:
- OMS. Em 26 anos, casos de câncer podem aumentar em 77%
- Alto calor leva a doenças e até óbitos
- Comer à noite pode prejudicar a saúde
- Obesidade é fator de risco para o Alzheimer
Segundo também o Jornal da USP:
"Segundo Chammas, o câncer ocorre majoritariamente por razões biológicas e, já que as pessoas estão vivendo por mais tempo, elas estão mais sujeitas a desenvolverem enfermidades não-comunicáveis, as quais são decorrentes da genética, do ambiente ou do estilo de vida de uma pessoa.
Essas doenças, conforme o docente, estão relacionadas a acúmulo, ou seja, conforme o indivíduo vive mais, ele está acumulando mais doenças. Ele conta que cada uma dessas enfermidades ocorre por acúmulo de uma característica e o câncer, em específico, é uma doença de acúmulo de mutação genética.
"Quando se acumulam proteínas mal dobradas, tem-se as doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, quando há o acúmulo de alterações metabólicas, ocorre a diabete ou doenças cardiovasculares e assim por diante. Então, o câncer está matando mais porque nós estamos envelhecendo mais, o principal risco de desenvolver câncer é a idade", esclarece.
(...)
Prevenção
"Segundo Roger Chammas, as pessoas ainda têm muito medo de lidar com o câncer, por isso julga necessário que haja maior educação e conscientização para a prevenção da doença. Segundo ele, a promoção de saúde em todas as áreas médicas e a mudança em hábitos de vida já diminuem o risco do surgimento do câncer e aqueles que acabam adoecendo conseguem responder melhor ao tratamento, caso tenham práticas saudáveis."
Os trechos extraídos do Jornal da USP são de autoria de Julio Silva.
Compartilhar matéria
tópicos relacionados
LEIA MAIS SOBRE O TEMA:
Siga-nos nas redes sociais e receba atualizações. Aproveite também para deixar mais abaixo uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Colabore no Vaquinha
PIX
E-mail: 3435969@vakinha.com.br
Mais recentes...
Penúltimo mês do ano confirma tendência de crescimento do fundo, o que indica boa perspectiva para reajuste do magistério em 2025
Continua a expectativa de correção maior que a deste ano e, segundo especialista, mexida no Fundeb pode até ser benéfica para o setor
Isolados juntos, certamente também na cadeia
Plano para matar presidente Lula e mais duas autoridades não foi coisa de dois ou três militares de menor importância dentro das Forças Armadas