Alerta é do Dr Wallace Miranda, endocrinologista e estudioso da questão.
Obesidade pode ser um fator de risco para o Alzheimer, diz pesquisa
Alerta é do Dr Wallace Miranda, endocrinologista e estudioso da questão.
SAÚDE | "Uma nova pesquisa constatou que a degeneração no cérebro em pessoas com excesso de peso tem semelhanças com o padrão visto em pacientes com Alzheimer." A conclusão é um indicativo de que a obesidade pode ser um importante fator de risco para essa doença. O alerta é do Dr Wallace Miranda, endocrinologista e estudioso da questão.
Após o anúncio, ele traz mais esclarecimentos sobre o tema.

Obesidade pode ter relação com Alzheimer
Dr Wallace Miranda, endocrinologista. CRM 3588-PI |RQE 2028.
Uma nova pesquisa constatou que a degeneração no cérebro em pessoas com excesso de peso tem semelhanças com o padrão visto em pacientes com Alzheimer. A conclusão é um indicativo de que a obesidade pode causar efeitos negativos no cérebro e ainda ser um fator de risco para o Alzheimer.
O artigo foi publicado em Janeiro deste ano, na revista científica Journal of Alzheimer's Disease. O grupo de pesquisadores canadenses já havia investigado a relação da obesidade com a degeneração do cérebro.
No estudo em questão, imagens de ressonância magnética foram utilizadas para comparar aqueles que já tinham o diagnóstico do Alzheimer com pessoas sem a doença, além de considerar o status de obesidade das pessoas. No total, foram 1.300 ressonâncias consideradas e divididas em quatro grupos: pacientes com Alzheimer, pessoas saudáveis (grupo controle), indivíduos obesos e sem sintomas de demência e pessoas magras.
O objetivo era observar se a obesidade causa uma atrofia na massa cinzenta do cérebro e, caso isso ocorresse, comparar com o padrão observado no Alzheimer. No fim, realmente semelhanças foram vistas entre os dois grupos.
No caso das proteínas beta-amiloide e TAU (que possuem sabidamente relações com a degeneração do cérebro), os pesquisadores não encontraram associação entre a obesidade e o aumento delas. Isso demonstra a complexidade de formas que podem estar envolvidas no aparecimento do Alzheimer.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre saúde
De acordo com a pesquisa, 62,41% dos autores do crime eram conhecidos das vítimas, contra apenas 17,22% de desconhecidos.
Dados são da pesquisa Demografia Médica do Brasil (DMB), elaborada pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e lançada neste mês de fevereiro.
Pesquisa com mais de cem mil norte-americanos adultos está na revista Circulation e indica o que seria ideal em exercícios para aumentar a expectativa de vida.