Comer à noite pode prejudicar a saúde

14/02/2024

Quarta-feira, às 13:30

Pesquisadora alerta que o ideal é consumir alimentos até quatro horas antes de dormir.



Saúde | Não é de hoje que se comenta ou se sabe que comer tarde da noite, perto de dormir, pode não ser bom para a saúde de ninguém, sobretudo para quem não é mais muito jovem. Tem uma vasta literatura científica sobre isso em todo o mundo.

Neste sentido, a pesquisadora Laís Murta — nutricionista e doutoranda da Universidade de São Paulo (USP) — alerta que refeições noturnas apresentam risco à digestão, porque atrasam o processo metabólico, o que pode gerar várias doenças. 

Após o anúncio, ela explica melhor por que.

Além de evitar comer tarde da noite, é importante também que os alimentos ingeridos sejam leves, para que a queima de calorias não interfira na qualidade do sono. Imagem: Canva.
Além de evitar comer tarde da noite, é importante também que os alimentos ingeridos sejam leves, para que a queima de calorias não interfira na qualidade do sono. Imagem: Canva.

Por que comer tarde pode prejudicar bastante o organismo

Segundo matéria no Jornal da USP, a doutoranda Laís Murta explica que "o corpo humano é projetado para que todos os processos biológicos e metabólicos, como digestão e produção de hormônios, sejam realizados durante o período diurno. Quando o jantar ocorre em um horário tardio, o processo metabólico é atrasado e a função das nossas células pancreáticas, que produzem insulina, acaba sendo menor e podem gerar risco de várias doenças", como:

  • diabete; 
  • problemas cardiovasculares; 
  • obesidade

De acordo também com a mesma matéria, a especialista aconselha que "o ideal é consumir alimentos até quatro horas antes de dormir, com o intuito de que o corpo consiga realizar o processo digestivo de maneira equilibrada. Ela [a pesquisadora] conta que, já que a maioria das pessoas costuma dormir entre 22h e 23h, o mais correto é realizar a última refeição antes das 19 horas."

Em nossa opinião, é bom seguir a orientação da pesquisadora.


Com informações de Jornal da USP - Jantar em horário tardio atrasa processo metabólico e pode gerar problemas à saúde, postagem publicada em 08/02/2024.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre saúde