A data foi instituída pela Unesco em 1994. Em 2021, o calendário homenageia professores, pessoal de apoio à educação e membros de sindicatos que faleceram em decorrência da Covid-19.
Educação
Piso do Magistério, Fundeb e outros temas relacionados
Compartilhar página
Mobilizar para impedir manobras de última hora e garantir o reajuste do magistério em 2022
02/10/2021
Só duas medidas podem ser tomadas para barrar o reajuste de 31,3% no piso do magistério em janeiro de 2022. Pressão da categoria pode evitar que se efetivem.
Fundeb: repasses do BB crescem para todos os estados e viabilizam reajuste de 31,3% do magistério
02/10/2021
Alta nos recursos é resultado da recuperação de vários tributos que compõem o fundo que paga os professores, como ICMS e os Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios (FPE e FPM).
Verbas de setembro deste ano cresceram em todos os estados, se comparadas ao mesmo período de 2020, o que mostra reforço nos cofres de prefeitos e governadores.
Prefeitos e governadores começam campanha para convencer a população que aumento é inviável. Educadores mostram que acreditam na proposta e a consideram correta.
Câmara é pressionada a aprovar com urgência PL que rebaixa reajuste de 31,3% dos professores
29/09/2021
Prefeitos e governadores usam novamente a velha e mentirosa desculpa de que o "piso do magistério quebra estados e municípios." Educadores não podem recuar.
Órgão ligado a prefeitos faz terrorismo fajuto contra reajuste de 31,3% para o magistério
28/09/2021
Confederação Nacional de Muncípios (CNM) não esclarece, contudo, que verbas do Fundeb cresceram e que há previsão de aumento de 28% nas verbas para a Educação Básica em 2022.
Verba cresceu; é possível pagar reajuste de 31,3% aos professores em 2022, diz especialista
28/09/2021
Recuperação da arrecadação dos principais impostos que compõem o Fundeb, aumento da complementação da União e previsão de R$ 156,6 bilhões para a Educação em 2022 garantem correção do magistério.
Aumento se deve a incrementos nas receitas de impostos e majoração nos recursos do novo Fundeb. Correção está garantida na Lei 11.738/2008 e em Portaria assinada pelos ministros Milton Ribeiro e Paulo Guedes, da Educação e Economia, respectivamente.
Mariza Abreu é Especialista em Educação e assessora a Confederação Nacional de Municípios, órgão ligado a prefeitos empenhado em reduzir os reajustes do Piso Nacional do Magistério.
São mentirosas as versões do governo Bolsonaro e da grande mídia sobre os efeitos da Reforma Administrativa para os atuais funcionários. Pessoal da Educação e Saúde estão entre os mais prejudicados.
"Reforma Administrativa foi toda pensada para atender aos interesses privatistas do mercado. Primeiro passo é substituir professor efetivo por temporário, para criar o perfil de rede particular."












