A Pec 32 atinge os atuais servidores? Governo, Globo & cia dizem que não...
Eles estão mentindo. A Pec 32 prejudica e muito os atuais funcionários. O governo tenta esconder por razão óbvia, já que é o pai da matéria. E a Globo & cia mentem porque fazem parte do mercado financeiro que lucrará com o projeto, caso seja aprovado em definitivo na Câmara e Senado.
Que pontos então atingem o atual funcionário?
Três pontos pelo menos atingem os atuais servidores, principalmente da Saúde e Educação, pois são as áreas onde têm mais funcionários.
1. Redução de jornada e salário
O primeiro ponto é a possibilidade de reduzir em até 25% a jornada e o salário do atual servidor. Imagine: o professor vai reivindicar o aumento do piso nacional da categoria e o prefeito ou governador mostra que agora está autorizado a rebaixar esse mesmo piso. A luta por esse direito vai ficar mais forte ou mais difícil? Claro que ficará mais difícil. E isto vale para qualquer ação direta do funcionalismo nos outros setores: Saúde, Segurança etc. Só não se prejudicará os privilegiados que ficarão fora da reforma: magistrados, cúpulas das polícias, membros do Ministério Público e os próprios parlamentares que querem aprovar o projeto. Quem estiver em Carreira Típica de Estado também não estará sujeito a essa redução salarial e de jornada. A Pec 32 não coloca o servidor da Saúde e Educação nessa categoria.
E o segundo e terceiro pontos? (Ver após o anúncio).