"É absurdo voltar às aulas porque uma mãe diz que sua filhinha de 6 anos está com ansiedade"

14/01/2021

Pedagoga especialista em educação infantil critica manifestação que ocorrerá sábado e diz que não é correto defender volta às escolas na pandemia por conta de questões isoladas.

Publicidade

Sem vacina, lugar mais seguro para as crianças é dentro de casa. Imagem ilustrativa: aplicativo Canva.
Sem vacina, lugar mais seguro para as crianças é dentro de casa. Imagem ilustrativa: aplicativo Canva.

Educação | A pedagoga e especialista em educação infantil Célia A Aragão critica o ato que ocorrerá dia 16 próximo, sábado, a favor da reabertura das escolas em todo o Brasil. A educadora afirma que não é correto fazer manifestação nacional apenas porque uma mãe diz que sua filhinha de 6 anos está com ansiedade em virtude do isolamento provocado pela pandemia. (Ao final da matéria, veja breve conversa que tivemos com ela).

O protesto já tem adesão de pelo menos 27 cidades, incluindo várias capitais, segundo matéria da Folha de S.Paulo (13). Leia AQUI

A mobilização é articulada pela gerente comercial Sheila Freire, mãe da garotinha e líder do movimento de pais de Minas Gerais

Após o anúncio, veja as sérias e esclarecedoras críticas que a especialista em Educação Infantil Célia Aragão faz a tal iniciativa.

Professora, por que a senhora diz que essa manifestação pela reabertura das escolas é um erro?

Em primeiro lugar, porque ainda estamos em plena pandemia, com novo pico da doença em todo o País e com mais casos de mortes, contaminações e internações. Isto, por si só, já deveria ser o suficiente para que tais atos não fossem marcados. Segundo, é a motivação inicial do protesto: de acordo com matéria da Folha de S.Paulo [13], a líder do movimento articulou a ideia porque sua filhinha de 6 anos está com ansiedade e sem vontade de comer. Lamentamos pela garotinha e sua mãe. Mas isto não é motivo para defender volta às aulas agora.

Por quê? (Ver resposta após o anúncio).

Ora, se a menininha está com ansiedade e sem vontade de comer, há outras saídas bem mais fáceis para solucionar o problema. Pode dar mais atenção a ela, desenvolver atividades lúdicas dentro de casa, mudar o cardápio e, se necessário, buscar ajuda médica. Essa é a saída racional. Defender que ela volte agora a uma escola é colocá-la sob risco de contaminação, o que seria bem pior que o mal estar que o isolamento traz.

Mas a mãe diz que a questão é generalizada...

Ela diz isso a partir do ciclo com o qual convive, portanto não pode ser tomado como regra. Mas supondo que seja verdade e que todas as crianças do Brasil estejam com o mesmo problema da filha da líder do movimento: por causa disso vamos defender então que todas elas voltem às escolas para se expor à Covid-19? Não tem cabimento. Um absurdo. É criar uma situação bem pior.

Mais alguma coisa?

Desejo que a garotinha fique bem e que sua mãe tenha um pouco mais de paciência. A vacina chegará. Antes dela, o lugar mais seguro para as crianças é dentro de casa. Obrigada pelo espaço.

Curta abaixo nossa página no Facebook e receba em breve mais detalhes sobre este tema.

Faça uma pequena doação de um valor qualquer para que possamos continuar a manter este site aberto. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Doar com PagSeguro

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Mais recentes sobre educação...