Veja três situações concretas em que legalmente professor muda de função sem perder direitos! Compartilhe...
DA REDAÇÃO | O Supremo Tribunal Federal (STF) ratificou em outubro de 2017 jurisprudência sobre mudança de função de professor sem que o mesmo tenha prejuízos em seus direitos, em particular a prerrogativa de se aposentar 5 anos antes dos demais trabalhadores, isto é, a aposentadoria especial. Garantia jurídica outra também há para o professor se afastar da sala de aula ou até mesmo se aposentar de forma antecipada sem também sofrer prejuízos salariais ou na carreira.
Veja as três situações:
1. Professor(a) se afasta da sala de aula para assumir direção de Unidade Escolar. Ainda que um docente passe a maior parte de sua vida laboral como dirigente de escola, eleito ou não, ele permanece com seus mesmos direitos, seja a aposentadoria especial ou outros quaisquer, inclusive os benefícios por ventura adquiridos no exercício de sua função de diretor ou diretora. Base legal: Jurisprudência do STF.
2. Professor(a) se afasta da sala de aula para exercer Coordenação e Assessoramento Pedagógico. Tal situação se encaixa na mesma questão anterior. O que importa, neste caso, é que o professor(a) continue a exercer atividade compatível com a docência, como por exemplo elaborar projetos para auxiliar na melhoria do desempenho profissional dos demais educadores, fazer planejamento estratégico da escola, ministrar palestras sobre educação etc. Base Legal: Jurisprudência do STF.
3. Professor(a) se afasta da sala de aula em virtude de limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. É a readaptação. Tal caso é comum, visto que o exercício do magistério é penoso e leva os educadores a contraírem os mais diversos tipos de doenças. Neste caso, professores são readaptados em outras funções dentro da escola, postos como excedentes ou até mesmo aposentados por antecipação. E tudo sem perda de direitos. Base legal: Legislação federal, estadual e municipal.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recente sobre educação:
LEIA MAIS...
Leia mais:
"Soma das riquezas produzidas no país foi revisada após a divulgação do crescimento de 1,4% no indicador no segundo trimestre"
Proposta é velha, inconstitucional e está no bojo da Reforma Administrativa que direita quer aprovar para arrochar ainda mais a remuneração da maioria do funcionalismo, através de avaliações subjetivas de desempenho
Dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) pela Receita Federal, e resultado representa aumento real de 9,55%
Lucro líquido do BNDES cresceu 94% de janeiro a junho e chegou a R$ 7,2 bilhões no período
Na comparação com mesmo período de 2023, alta foi de R$ 3,5 bi, ou seja, não houve déficit, bem diferente do que oposição ao governo Lula espalha por aí