O jogo de "me engana que eu gosto" entre Tarcísio e Bolsonaro
O fim dessa historinha entre dois mentirosos pode resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026

- Colabore! Pix: apoie@deverdeclasse.org / Mais opções
Política / É famosa a fábula do "Sapo e o Escorpião", onde o primeiro é picado e morto após ceder a um apelo bem feito pelo segundo. No enredo político brasileiro atual, é mais ou menos parecido com o que ocorre entre Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
O governador de São e todo o Brasil sabem que para 2026, além de Lula, só um outro candidato consegue atrair muitos votos: Jair Bolsonaro. O capitão, candidato ou não (tudo indica que não), tem o comando da amplíssima maioria dos eleitores que se opõem ao atual presidente do país, sejam os mais moderados ou os mais extremistas.
Caso Bolsonaro de fato não possa disputar, é Tarcísio quem, na oposição, se habilita como o "mais competitivo" para o pleito. O dilema é que essa "competitividade" toda é praticamente nula se não tiver a bênção do capitão. Bolsonaro dará? Tudo leva a crer que não.
Continua
Siga e receba atualizações
Bolsonaro, bem ao contrário do sapo que acreditou no escorpião, sabe que Tarcísio eleito seria um animal peçonhento fora de sua gaiola, até porque vê claramente o conluio do governador com a Globo & Cia para tentar bani-lo da vida pública nacional. Por que iria apoiar veneno contra si mesmo?
Deste modo, por mais que Tarcísio prometa indulto ao capitão em troca de apoio ao Planalto, Bolsonaro sabe que isso não teria como se cumprir, pois ao governador eleito presidente não interessaria reabilitar alguém que poderia ser mais um a querer destruir seu próprio governo. Ou não?
Assim, se não pensar bem, quem pode passar de potencial escorpião a sapo é o próprio Tarcísio, caso ceda ao apelo de Jair Bolsonaro para que consiga anistia irrestrita ao capitão. Livre, Bolsonaro naturalmente seria o candidato contra Lula no próximo ano.
Contudo, como nessa historinha de "me engana que eu gosto" parece que só tem escorpião, Bolsonaro e Tarcísio vão acabar se envenenando mutuamente. E isso deve resultar em uma vitória muito mais fácil para Lula em 2026. Talvez até no primeiro turno.
Relacionadas:
- Jair Bolsonaro: do Exército e Presidência às portas da cadeia
- Bolsonaro não quer derrotar Lula com qualquer um
- Bolsonaro se aproxima cada vez mais da cadeia
- De "30 anos é demais" a Van Gogh e Belchior: golpistas em apuros
- A Morte de Ivan Ilitch e A Prisão de Jair Bolsonaro
- Tática à 'La Casa de Papel' de Bolsonaro vai acabar mal para ele
- Quem ainda tolera esse estorvo?
Mais recentes...
Mudança / Bolsonaro quer reduzir drasticamente valores de dívidas trabalhistas na Justiça!
Economia / Medida vai ajudar a engordar ainda mais o caixa das grandes empresas e prejudicar os trabalhadores. Ações que já tramitam na Justiça podem também ser afetadas.
Lesa-pátria | Bolsonaro oferece em leilão 15 bilhões de barris de petróleo à China! acesse...
Economia / Presidente age como um verdadeiro lesa-pátria ao sair oferecendo as riquezas do País. Na campanha, disse que 'enfrentaria' a China. Agora, bajula os 'comunistas'.
Educação / Agressor chegou a ser cotado para vice na chapa de Bolsonaro em 2018. E quando foi governador, não pagava salários em dia e debochava das professoras, dizendo que 'até menstruação atrasa'.
Reforma | Aposentar ficou muito mais difícil para os professores! Veja as novas regras...
Educação / Docentes praticamente perderam o direito à aposentadoria especial e terão de cumprir muito mais tempo de contribuição e de sala de aula.
Economia / Medida visa esvaziar setores-chave dos estados e municípios para sobrar mais recursos para pagar juros da dívida pública junto a especuladores do mercado financeiro.
Educação / No momento da revista, os alunos foram colocados no banheiro e tinham que tirar a roupa e abaixar cinco vezes, relatou uma aluna do Colégio Militar João Augusto Perillo, na cidade de Goiás-GO.
Educação | Segundo editorial da Folha de S.Paulo, o governo Bolsonaro vai investir R$ 1 milhão em cada escola cívico-militar que se instalar no país. Professores das redes estaduais e municipais lotados nesses estabelecimentos, no entanto, não se beneficiarão da milionária verba prevista. Dinheiro será destinado apenas ao pagamento dos tutores e...
Educação | O governo Bolsonaro anunciou novo ataque às universidades federais. Em entrevista publicada no Estadão, o ministro Abraham Weintraub diz que para implantar o projeto "Future-se" exigirá que professores e técnicos administrativos sejam contratados sem concurso público, isto é, sem direitos. Pessoal será regido pela nova CLT — sem...
Justiça | Professores têm direito a quase 43% de reajuste do piso do magistério! Saiba mais...
Educação | Centenas de milhares de professores da educação básica de estados e municípios de todo o país têm o direito de receber 42,99% de reajuste do piso nacional do magistério referente aos anos de 2015 a 2019. E tudo com juros e correção monetária, o que certamente dá um bom valor. Ver detalhes e gráficos ilustrativos após o anúncio....












