Gatos terão Sala Vip em Hospital da USP

10/02/2023

Justo e digno. Felinos são mais arredios que outros animais domésticos e merecem um espaço exclusivo só para eles quando precisam de tratamento médico. Iniciativa deveria se expandir por todo o Brasil.

Compartilhe!

Animais | Segundo manchete de quarta-feira (8) no Jornal da USP, "Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo terá sala exclusiva para atendimento de felinos". Matéria diz também que "espaço foi especialmente planejado para proporcionar bem-estar aos gatos antes de procedimentos cirúrgicos, pensando nas necessidades específicas da espécie; previsão é que esteja pronto em seis meses".

"O objetivo da sala é promover uma experiência de acolhimento diferenciado para os gatos que irão para cirurgia. Isso porque os gatos não costumam apreciar o contato com outros pets, nem mesmo os odores de outras espécies, fatores que podem deixá-los estressados e até agressivos, especialmente quando estão fora de seu ambiente habitual."

Ótimo acolhimento

"Ao chegar à sala de atendimento, o gato encontra um local silencioso, tranquilo, climatizado com difusor de ambiente que auxilia na adaptação de gatos adultos e filhotes em situações adversas, sem quaisquer odores de cães e outras espécies."

"A sala é estruturada com balança digital, mesa de atendimento em inox e ambientação personalizada. Tudo para maior conforto e bem-estar do paciente felino."

Corretíssimo

Iniciativa é digna e justa. Felinos de fato são mais arredios que outros animais domésticos e merecem um espaço exclusivo só para eles quando precisam de tratamento médico. Iniciativa deveria se expandir por todo o Brasil. 

Continua, após o anúncio.

No Brasil há 22 milhões de gatos domésticos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2013 pelo IBGE. Isso representa 17,5% dos domicílios. Imagem Webnode.
No Brasil há 22 milhões de gatos domésticos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) realizada em 2013 pelo IBGE. Isso representa 17,5% dos domicílios. Imagem Webnode.

Matéria do Jornal da USP destaca também que:

"Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existem mais de 27 milhões de gatos no Brasil e o número vem aumentando em ritmo acelerado, cerca de 6% ao ano. Para atender às necessidades particulares da espécie, bem como às expectativas dos tutores, [é que] será criada uma sala Cat Friendly, dentro do Departamento de Cirurgia do Hospital Veterinário (Hovet), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP. O espaço conta com patrocínio da empresa PremieRpet, e foi pensado para promover uma medicina felina de excelência."

Diz ainda a matéria:

"Os tutores buscam, cada vez mais, um atendimento personalizado e que entenda e respeite as particularidades do gato como paciente. Por meio da parceria com a PremieRpet, garantimos uma estrutura completa, em um ambiente saudável e acolhedor, onde todas as necessidades de cuidados e bem-estar dos felinos são atendidas", destaca Aline Magalhães Ambrósio, professora responsável pelo Serviço de Anestesia do Departamento de Cirurgia do Hovet da FMVZ."

Espera-se que mais políticas de proteção aos animais domésticos sejam implementadas em todo o Brasil. A USP dá o caminho a seguir.

Desconfiados. Segundo matéria da BBC Brasil — de 16 de novembro de 2019: " Os primeiros gatos domesticados começaram a aparecer nos vilarejos neolíticos do Oriente Médio cerca de 10 mil anos atrás.  Eles não dependiam dos humanos para comida— eram encorajados a buscar alimentos por si próprios e a armazenar a comida em locais seguros de ratos e outros animais. Portanto, nosso relacionamento com gatos já começou com a imposição de um distanciamento maior que no caso dos cães." Imagem: Webnode.
Desconfiados. Segundo matéria da BBC Brasil — de 16 de novembro de 2019: " Os primeiros gatos domesticados começaram a aparecer nos vilarejos neolíticos do Oriente Médio cerca de 10 mil anos atrás. Eles não dependiam dos humanos para comida— eram encorajados a buscar alimentos por si próprios e a armazenar a comida em locais seguros de ratos e outros animais. Portanto, nosso relacionamento com gatos já começou com a imposição de um distanciamento maior que no caso dos cães." Imagem: Webnode.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Apoie o site!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais sobre animais

Justo e digno. Felinos são mais arredios que outros animais domésticos e merecem um espaço exclusivo só para eles quando precisam de tratamento médico. Iniciativa deveria se expandir por todo o Brasil.