Como ter um gato e cuidar muito bem dele

24/03/2023

Dá um trabalhinho, mas vale a pena. Eles retribuem com carinho e muita fofura.

Compartilhe!

ANIMAIS | Você gosta de gatos e quer ter um? Muito bem, sugerimos que adote um felino em abrigos para animais abandonados ou mesmo tente pegar um deles nas ruas. Há muitos em todo o Brasil.

Mas atenção! Cuidar de gatos requer muita responsabilidade e dedicação.

É necessário garantir que seu ambiente seja seguro e saudável, e que eles recebam nutrição adequada, carinho e cuidados veterinários.

Os gatos devem tomar banhos regulares — para que fiquem sempre limpinhos e livres de parasitas.

As vacinas devem ser administradas regularmente, para protegê-los de doenças, como a raiva e o vírus da leucemia felina (FeLV).

Continua, após o anúncio.

Ninguém é obrigado a gostar de gatos ou qualquer outro animal. Mas é preciso respeitá-los. Maltratar bichos pode dar inclusive cadeia. Imagem: Canva.
Ninguém é obrigado a gostar de gatos ou qualquer outro animal. Mas é preciso respeitá-los. Maltratar bichos pode dar inclusive cadeia. Imagem: Canva.

Também quanto ao aspecto das enfermidades, é importante ainda estar ciente das mais comuns nos felinos domésticos, como:

  • pulgas;
  • vermes;
  • infecções respiratórias;
  • doenças dentárias;
  • ácaros da orelha;
  • infecções do trato urinário;
  • vírus da imunodeficiência felina (FIV);
  • peritonite infecciosa felina (PIF) e
  • dirofilariose.

Conhecer os sintomas dessas doenças pode ajudar os donos de gatos a detectar os sinais precocemente, para que o problema possa ser tratado com eficiência e o mais rápido possível. 

Para tanto, o mais indicado é levar o bichinho ao veterinário sempre que notar qualquer coisa estranha nele — no corpo de um modo geral ou no comportamento. Nada melhor que ajuda especializada quando se trata de doenças.

Enfim, quem quer ter um gato deve se conscientizar que terá de cuidar bem dele. Dá um trabalhinho, mas vale a pena. Eles retribuem com carinho e muita fofura.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Apoie o site!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais sobre animais

Justo e digno. Felinos são mais arredios que outros animais domésticos e merecem um espaço exclusivo só para eles quando precisam de tratamento médico. Iniciativa deveria se expandir por todo o Brasil.