Na comparação com mesmo período do ano anterior, recursos cresceram em quase todos os entes da federação
PL que amplia pena para maus-tratos contra animais é aprovado na Câmara
Medida passou com uma falha grave na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços e agora vai para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, para o Plenário
Compartilhe!
Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.
gressores de animais podem pegar penalidades maiores, caso insistam na covardia de maltratar cães, gatos ou quaisquer outros bichos. Segundo matéria da Agência Câmara de Notícias 21/08/2024:
"A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou projeto que altera a Lei de Crimes Ambientais para elevar a pena de maus-tratos a animais. O texto também cria multas para os estabelecimentos comerciais pela prática de maus-tratos em suas dependências, medida hoje não prevista na lei.
Trata-se do Projeto de Lei 11210/18, do Senado, aprovado com parecer favorável do relator, deputado Josenildo (PDT-AP). Em linhas gerais, a proposta estabelece o seguinte:
- os casos de abuso, abandono ou maus-tratos a animais serão punidos com detenção de 1 a 4 anos e multa (hoje é de 3 meses a 1 ano);
- os estabelecimentos envolvidos com maus-tratos a animais, ainda que por negligência, pagarão multa de até mil salários mínimos;
- o valor da multa será dobrado a cada caso de reincidência;
- os recursos das multas serão destinados a entidades de recuperação e assistência de animais.
Erro grave
Texto aprovado reza também que:
"Os esportes equestres e a vaquejada não são considerados atos de maus-tratos."
Como assim? Sobretudo na vaquejada, animais envolvidos passam por verdadeiras sessões de tortura, algo degradante, vil, horroroso. Como isso não pode ser considerado maus-tratos a animais?
Diz ainda a Agência Câmara de Notícias:
"O projeto também inclui o crime de zoofilia na lei ambiental. Pelo texto, praticar ato libidinoso ou ter relação sexual com animal importará em detenção de 2 a 6 anos, multa e proibição da guarda do animal, além da possibilidade de prisão temporária. A pena será dobrada se o animal morrer."
Tramitação
"O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em seguida, pelo Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado."
Anúncio
Compartilhe!
Tópicos relacionados:
Dez matérias mais recentes:
As escandalosas mamatas dos inimigo do povo
Sobre Educação & muito mais...
O superávit (saldo da Balança Comercial de maio de 2025) foi de US$ 87,9 milhões, que representa 67,4% dos produtos exportados
"Não se trata de censura ou tolher a liberdade de expressão, como afirma a extrema direita dentro e fora do Parlamento, e os aliados das big techs, mas de combater crimes"
As três chapas — ao fim e ao cabo — na prática é tudo a mesma coisa.
Eles têm certeza que Lula é o favorito, por isso espalham a ridícula tese que "maioria" não quer que ele se candidate
Liberdade de expressão tem de estar em consonância com os direitos individuais garantidos pela Constituição
Na comparação com maio de 2024, quase todos os estados tiveram crescimento de recursos; com alta de até 75%
"Parlamentar fez crescer a especulação sobre ex-presidente fazer a mesma coisa, o que é péssimo para ele"
A articulista manipula as cartas (palavras) para tentar vender a ideia liberal que os docentes não ganham tão mal assim