Cães entendem expressões humanas

22/02/2023

Pesquisadoras da USP acreditam que essa capacidade do animal é um dos pontos-chave para o relacionamento com as pessoas.

Compartilhe!

ANIMAIS | Pesquisadoras da USP acreditam que a capacidade de um cão entender expressões humanas é um dos pontos-chave para o relacionamento entre as pessoas e esse animal. 

Segundo matéria no Jornal da USP (17), "o artigo da professora Briseida Dôgo de Resende e da pesquisadora Natalia Albuquerque, ambas do Instituto de Psicologia (IP) da USP, discute as habilidades de percepção de emoções de cães, como essa percepção é utilizada por eles e traz sugestões para investigações futuras, como a da personalidade, dos níveis de apego com o cachorro e de fatores demográficos." Artigo foi publicado  na revista Evolutionary Human Sciences.

Continua, após o anúncio.

 “Nosso estudo traz discussões novas sobre o tema, além de juntar em um único artigo os principais achados sobre as habilidades de perceber e interpretar expressões emocionais humanas pelos cães”, diz a a pesquisadora Natalia Albuquerque. Imagem: Webnode.
“Nosso estudo traz discussões novas sobre o tema, além de juntar em um único artigo os principais achados sobre as habilidades de perceber e interpretar expressões emocionais humanas pelos cães”, diz a a pesquisadora Natalia Albuquerque. Imagem: Webnode.

Sobre a relação entre cão e humano, a matéria no Jornal da USP destaca:

A professora Briseida explica que o desenvolvimento da capacidade dos cachorros de entender as expressões humanas pode ser pensado em dois momentos: durante a evolução da espécie e durante a história individual de cada cão. "A seleção natural pode ter atuado no sentido de favorecer a sobrevivência de cães mais hábeis para aprender sobre as expressões das emoções dos humanos", explica. No entanto, ela ressalta que ainda não é possível dizer exatamente como essa evolução ocorreu. Mas, ao se aproximar dos tutores, o cachorro passa a reconhecer as emoções e vai se adaptando a elas.

Os cães não apenas reconhecem as emoções humanas, mas também entendem as consequências disso e respondem de acordo com cada expressão. "Essas habilidades foram críticas para a aproximação das duas espécies, para o estabelecimento de laços e para a manutenção dos relacionamentos. Hoje em dia, dividimos nossas vidas com animais que são sintonizados a nós e que podem nos compreender", diz Natalia Albuquerque. 

Texto: Bianca Camatta — Jornal da USP

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Siga-nos!

Apoie o site!

Cremos que você gosta de nossas publicações e quer nosso site sempre atualizado. Por isso, ajude com uma doação, pois temos vários custos a honrar todos os meses. Sem seu apoio, ficamos inviabilizados de dar sequência com regularidade ao nosso trabalho. Gratos, antecipadamente.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org

João R P Landim Nt

Colabore no Vaquinha

PIX

E-mail: 3435969@vakinha.com.br

Mais sobre animais

Justo e digno. Felinos são mais arredios que outros animais domésticos e merecem um espaço exclusivo só para eles quando precisam de tratamento médico. Iniciativa deveria se expandir por todo o Brasil.