Eles têm certeza que Lula é o favorito, por isso espalham a ridícula tese que "maioria" não quer que ele se candidate
"Pelo ritmo de vacinação, é provável que aulas presenciais só voltem mesmo em 2022", diz matemático
Docentes não são prioridade na vacinação. E, enquanto são necessárias pelo menos 311 milhões de doses para todo o Brasil, só aplicamos até agora 2 milhões do imunizante. E já estamos em fevereiro. Que ninguém se espante se reabertura das escolas se dê só no próximo ano.
Publicidade

Saúde | A vacinação contra a Covid-19 no Brasil continua muito lenta. Segundo a coluna de hoje (1) de Lauro Jardim — O Globo — "o país aplicou até agora só 2 milhões de doses do imunizante e está na oitava posição, atrás dos EUA (31,1 milhões), China (22,7 milhões), Reino Unido (9,4 milhões), Israel (4,7 milhões), Índia (3,7 milhões), Emirados Árabes (3,3 milhões) e Alemanha (2,3 milhões)."
Como os professores não estão sequer nos grupos prioritários da imunização, e são necessárias pelo menos 311 milhões de doses, o matemático gaúcho Sérgio P Nogueira, consultado pelo Dever de Classe, diz que nesse ritmo é bastante provável que aulas presenciais no Brasil voltem mesmo só em 2022. Veja, após o anúncio.
Relacionadas:
- "Não voltem às escolas agora para se contaminar ou morrer", apela docente aposentada aos colegas
- Portaria da Seduc diz que volta às aulas será 100% no modelo remoto; não há previsão de aulas presenciais
- Para reabrir escolas, tem de vacinar professor(a), coordenador(a), vigia, zelador(a), merendeira, técnico e todo mundo.
- Cientista da USP mapeou o governo Bolsonaro e concluiu que ele adotou estratégia de propagação do vírus
- O kit de drogas contra Covid indicado por Bolsonaro só é eficaz mesmo para matar
Por o senhor acha que aulas presenciais podem ser adiadas até 2022?
E o que pode ser feito para mudar esse quadro tão difícil? (Ver resposta após o anúncio).
Pressionar o Ministério da Saúde e o presidente Jair Bolsonaro para deixarem de enrolação e comprar a quantidade de doses necessárias com mais celeridade. E tem de incluir os professores no início da fila. Do contrário, a maioria deles não irá às escolas. Não tem outra saída. Ou se faz isso ou aulas presenciais mesmo só em 2022. É o que se desenha. Não sou eu quem digo.
O infográfico abaixo mostra um quadro geral da vacinação, inclusive com os grupos localizados como prioritários pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
*O Brasil e a vacina contra a Covid-19
População: 211,8 milhões - IBGE 2020. Cada pessoa deve tomar duas doses, num prazo de 21 dias.
Para imunizar 100% da população, são necessárias 445 milhões de doses, já com previsão de perda de 5% na logística do armazenamento e transporte.
Mas há quem diga que as condições sanitárias seguras viriam com imunização de 60 a 70 por cento do povo.
Com estes percentuais, a necessidade de doses cairia de 445 milhões para 311 milhões. Continua, após o anúncio.
O ilusório e fantasma Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde prevê a vacinação de — apenas — 49,7 milhões de pessoas, divididos em 03 Grupos, necessitando de 104,3 milhões de doses.
No primeiro grupo estão: trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
O segundo e terceiro grupos são formados por: pessoas de 60 a 74 anos e os portadores de Morbidades: Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40).
O Brasil — até agora — possui somente as 06 milhões de doses articuladas pelo Governo de São Paulo e dois milhões viabilizados pelo governo federal. Quem não é de grupos prioritários, portanto, deve manter estoque de máscaras, álcool em gel e isolamento social. O contágio continua alto e, se depender do capitão, a fila não vai andar. É só bomba em cima da maioria do povo.
*Com dados de José Professor Pachêco, docente e advogado.
COMPARTILHE
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!
Mais recentes sobre educação...
Liberdade de expressão tem de estar em consonância com os direitos individuais garantidos pela Constituição
Na comparação com maio de 2024, quase todos os estados tiveram crescimento de recursos; com alta de até 75%
"Parlamentar fez crescer a especulação sobre ex-presidente fazer a mesma coisa, o que é péssimo para ele"
A articulista manipula as cartas (palavras) para tentar vender a ideia liberal que os docentes não ganham tão mal assim
Elevação é apenas em relação aos fundos de participação de estados e municípios e IPI-exportação