Reajuste do magistério parcelado, escalonado e linear

08/02/2023

Atualizado em 08/02/2023, às 13:59

Projeções a partir do percentual de 14,95% deste ano de 2023 mostram diferenças, vantagens e prejuízos de cada um dos tipos de aplicação.

O correto e mais indicado é lutar pelo reajuste linear, com repercussão na carreira e retroativo a janeiro. Imagem: Webnode.
O correto e mais indicado é lutar pelo reajuste linear, com repercussão na carreira e retroativo a janeiro. Imagem: Webnode.

Educação | De acordo com a Lei Federal 11.738/2008, criada no governo Lula, o reajuste anual do magistério deve ser pelo mesmo índice de crescimento do custo aluno (14,95% em 2023), linear, com repercussão na carreira e aplicado em 1º de janeiro. Em fevereiro de 2021, o STF reconheceu a constitucionalidade do critério de correção anual do piso.

Muitos prefeitos e governadores, no entanto, não pagam nada ou parcelam e escalonam, com o objetivo de confiscar, no todo ou em parte, o direito dos professores. 

Após o anúncio, quadros ilustrativos mostram diferenças, vantagens e prejuízos de cada um dos tipos de aplicação do índice de 14,95%.

Relacionadas: 

1. Índice de 14,95% parcelado

Como o próprio nome indica, o reajuste é dividido em várias parcelas, definidas pelo governo e em acordo ou não com os sindicatos. O que deve ser observado, caso se aceite esse tipo de aplicação:

  1. Não permitir parcelamentos muito longos, acima de seis meses.
  2. Ficar atento para que todas as parcelas sejam retroativas a janeiro. 
  3. Exemplo: um gestor parcela os 14,95% em três vezes, a partir por exemplo de abril, de forma que as parcelas sejam:
  • 5% no primeiro mês (abril);
  • 5% no segundo mês (junho);
  • e 4,95% no terceiro mês (agosto), perfazendo os 14,95%.

Assim, se com a primeira parcela de 5% um professor conquistou R$ 100,00, esse valor deve ser retroativo a janeiro. O mesmo deve valer em relação a todas as demais parcelas.

Continua, após o anúncio.

2. Índice de 14,95% linear e escalonado

O reajuste linear é o correto e traz ganho real aos professores. A correção escalonada é o tipo mais danoso, além, é óbvio, de estar em desacordo com o que diz a lei do piso do magistério. No que consiste? Observe e compare as três tabelas abaixo e as explicações contidas nas mesmas:

Após o anúncio, confira o reajuste de forma escalonada.

Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação