Docente diz que "projeto não é ruim e que cabe a cada profissional decidir se quer trabalhar na sala de aula e em outras funções quaisquer em estados, DF e municípios"
MEC divulga oficialmente o reajuste dos professores
Presidente Jair Bolsonaro, após forte pressão, teve que ceder aos educadores. Índice de 33,23% é obrigatório para estados, DF e municípios.

Educação | Com quase um mês de atraso, MEC divulgou oficialmente — nesta quinta-feira (27) — o reajuste de 33,23% para o magistério em 2022. Presidente Jair Bolsonaro não teve mais como aguentar as pressões dos educadores e de seus sindicatos. Índice anunciado é obrigatório para estados, DF e municípios.
Retroativo
Pela lei 11.738/2008, reajuste é retroativo a primeiro de janeiro. Após o anúncio, especialista fala sobre o que deve ser feito agora para que o aumento de fato caia no bolso dos professores.
Leia também:
O que fazer
Consultado pelo Dever de Classe, o Cientista Social Caio R Fernandes fala sobre o que os professores devem fazer para que o reajuste anunciado seja de fato cumprido.
É preciso primeiro fazer ampla divulgação do reajuste e dizer que agora é oficial, não há mais desculpas para não cumprir. Quanto mais a categoria do magistério se envolver e acreditar, mais fácil se torna pressionar os gestores a cumprir a lei. Divulgação ajuda também a ganhar a opinião pública para o lado dos professores. Sob esse aspecto, as redes sociais são muito boas para isso. Depois, é só os sindicatos chamarem assembleias gerais nos estados e municípios e baterem o martelo: ou o reajuste ou a Greve Geral. Ações judiciais também podem começar a ser planejadas. Para começar, creio que é isto."
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Tramitação do PL 2.531/2021 avança na Câmara e é imprescindível para fortalecer a educação básica pública como um todo, inclusive na questão dos professores
Ao permitir acúmulo do cargo de professor com outro de qualquer natureza no setor público, medida pode precarizar ainda mais a atividade docente, segundo a CNTE


