MEC divulga oficialmente o reajuste dos professores

27/01/2022

Presidente Jair Bolsonaro, após forte pressão, teve que ceder aos educadores. Índice de 33,23% é obrigatório para estados, DF e municípios.

Anúncio do reajuste de 2022 sai com quase um mês de atraso e só ocorreu por causa da pressão dos educadores. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.
Anúncio do reajuste de 2022 sai com quase um mês de atraso e só ocorreu por causa da pressão dos educadores. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Educação | Com quase um mês de atraso, MEC divulgou oficialmente — nesta quinta-feira (27) — o reajuste de 33,23% para o magistério em 2022. Presidente Jair Bolsonaro não teve mais como aguentar as pressões dos educadores e de seus sindicatos. Índice anunciado é obrigatório para estados, DF e municípios.

Retroativo

Pela lei 11.738/2008, reajuste é retroativo a primeiro de janeiro. Após o anúncio, especialista fala sobre o que deve ser feito agora para que o aumento de fato caia no bolso dos professores.

Leia também: 

O que fazer

Consultado pelo Dever de Classe, o Cientista Social Caio R Fernandes fala sobre o que os professores devem fazer para que o reajuste anunciado seja de fato cumprido.

É preciso primeiro fazer ampla divulgação do reajuste e dizer que agora é oficial, não há mais desculpas para não cumprir. Quanto mais a categoria do magistério se envolver e acreditar, mais fácil se torna pressionar os gestores a cumprir a lei. Divulgação ajuda também a ganhar a opinião pública para o lado dos professores. Sob esse aspecto, as redes sociais são muito boas para isso. Depois, é só os sindicatos chamarem assembleias gerais nos estados e municípios e baterem o martelo: ou o reajuste ou a Greve Geral. Ações judiciais também podem começar a ser planejadas. Para começar, creio que é isto."


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação