Efeitos imediatos do anúncio oficial do reajuste

27/01/2022

Divulgação pelo MEC do índice de 33,23% fará com que muitos gestores paguem o aumento sem maiores problemas, principalmente aqueles que disseram esperar apenas por esse anúncio. Especialista consultado pelo Dever de Classe fala mais sobre o assunto.

Categoria deve se mobilizar para garantir que reajuste seja cumprido. Imagem: aplicativo Canva.
Categoria deve se mobilizar para garantir que reajuste seja cumprido. Imagem: aplicativo Canva.

Educação | Para o Especialista em Políticas Públicas Clóvis N Nogueira, consultado pelo Dever de Classe, o anúncio oficial do reajuste de 33,23% para o magistério em 2022 trará algumas consequências imediata. A tendência agora, destaca o pesquisador, é muitos gestores, em particular prefeitos, cumprirem o aumento, principalmente aqueles que disseram esperar apenas por esse anúncio feito nesta quinta-feira (27). "Mas haverá reações contrárias", pondera também. Confira mais detalhes, após o anúncio.

Leia também: 

Em sua opinião, prefeitos e governadores pagarão o reajuste de 33,23%, já que agora foi anunciado oficialmente pelo MEC?

Para muitos, a tendência é sim. Principalmente aqueles que disseram esperar apenas esse anúncio, o mais provável é que cumpram mesmo com a palavra dada. Inclusive alguns até já pagaram antes mesmo desse anúncio oficial de hoje. Estima-se que entre 20% e 30% das prefeituras comecem a anunciar esse reajuste nos próximos dias. A coisa pode ter efeito cascata, até porque fecharam 2021 com os cofres abarrotados de dinheiro do Fundeb.

Leia também:

De onde ainda podem vir problemas?

Dos governadores e da CNM. Governadores sempre alegam que não podem pagar. Mas mesmo entre eles, já há alguns bons indicativos. O governador da Paraíba já anunciou que pagará. E Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, também é possível que pague, pois pressão lá sobre ela está muito grande. Quanto à CNM, essa entidade ligada a prefeitos certamente não se conformará com o reajuste e certamente tentará melar a coisa. Acho que não terá sucesso. Mas é bom não descuidar. O que vai definir mesmo a questão é a mobilização dos educadores.


Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.

Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.

Chave para Pix

E-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt 

Siga-nos!

Mais recentes sobre educação