Saber que um ex-presidente vai para a cadeia por ordem de Alexandre de Moraes é torturante para o arcabouço psicológico do capitão, um homem totalmente desequilibrado e covarde
Sobre rateio do Fundeb antes do fim do ano

Advogado explica que rateio ou abono do Fundeb nada mais é que dinheiro que deveria ser pago como salário aos educadores. Por conta de manobras e compressão salarial, gestores podem vir a aplicar antes do final do exercício.
Educação | Temos sido questionados com frequência sobre se rateio e abono do Fundeb 2022 podem ser aplicados antes do fim do ano. O advogado José Professor Pachêco, consultado pelo Dever de Classe, traz esclarecimentos sobre essa questão. Confira, após o anúncio.
Leia também:
- Precatórios do Fundef já podem ser pagos aos professores
- Abono do Fundeb não será apenas para os docentes
- Lei Complementar não proíbe rateio e abono do Fundeb
- Teste para saber se há sobras do Fundeb e quem pode receber
- Estados e capitais recebem Fundeb com alta de recursos
- TCU mostra valores de precatórios do Fundef recebidos pelos estados
- Principais dúvidas sobre pagamento de abono do Fundeb/2021
- Principais dúvidas sobre o reajuste do piso do(a) professor(a)
Sobre o abono do Fundeb 2022
Advogado fala sobre a questão
Consultado pelo Dever de Classe, o advogado José Professor Pachêco (foto) explica que, tecnicamente, rateio do Fundeb só deveria ser aplicado ao final do exercício, isto é, em dezembro.
No entanto, diz também o jurista que os gestores, através de manobras que comprimem os salários, podem antecipar esse benefício. Confira o áudio, ao final da matéria.
Importante saber
Em sua fala, o advogado também destaca:
- O rateio do Fundeb nada mais é que dinheiro que deveria ser pago aos educadores em forma de salário todo mês.
Logo, se um governador ou prefeito não reajustou, por exemplo, em 33,24% os salários do magistério no início de janeiro, é quase certo que sobrará muito dinheiro paga pagar abono, seja no meio ou final deste ano.
Continua, após o anúncio.
Verbas
Outro ponto importante neste debate é o aumento das verbas do Fundeb. Com as novas regras do fundo, aprovadas em 2020, complementação da União cresceu. Em 2022 passa a ser de 15%. Até 2026, índice chegará a 23%. Veja cronograma de elevação:
- 2022 - 15%
- 2023 - 17%
- 2024 - 19%
- 2025 - 21%
- 2026 - 23%
Mais crescimento
Além disso, os repasses regulares feitos pelo Banco do Brasil todo mês aos estados, municípios e DF também têm crescido bastante desde 2020. Publicaremos matéria atualizada sobre isto até sexta-feira, dia 6.
No mínimo, 70%
É relevante também destacar que no mínimo 70% dos recursos desse fundo devem ser usados no pagamento dos profissionais da educação. Caso tal percentual não seja cumprido, sobras devem ser rateadas com os educadores.
De tudo isso pode-se concluir que:
- Há dinheiro para o reajuste de 33,24% deste ano ou, na ausência de tal correção salarial, sobrará muita verba para usar em forma de abono.
Para maiores esclarecimentos, procure seu sindicato!
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Camilo Santana anunciou recentemente que enviaria projeto sobre isso ao Congresso Nacional
Na opinião enviada ao Dever de Classe por especialista, fundo deveria voltar a cobrir apenas o salário dos profissionais com formação de magistério