Piauí ganha na Justiça verba da Educação no valor de R$ 1,6 bi; demais estados também têm direito

01/07/2020

COMPARTILHE!

Dinheiro é para ser usado na melhoria das escolas e na valorização salarial dos profissionais do magistério.

Publicidade

Imagem: aplicativo Canva.
Imagem: aplicativo Canva.

Educação | O Piauí ganhou na Justiça precatório de R$ 1 bilhão e 652 milhões referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Estado é o primeiro a receber os recursos. Informe é de Rafael Fonteles, secretário de Fazenda.

O dinheiro deve ser usado na melhoria das escolas e na valorização dos profissionais do magistério, inclusive no pagamento do piso nacional dos professores, que este ano foi reajustado em 12,84%. Todos os demais estados também têm direito e aguardam o desfecho na Justiça. Continua, após o anúncio.

Entenda a questão

O Fundef vigorou até 2006 e destinava-se ao Ensino Fundamental. O valor bilionário recebido pelo Piauí e que também os demais estados têm direito é referente a distorção do cálculo por aluno entre os anos de 1994 a 2006.

Ação que favoreceu o Piauí tramitou na Justiça Federal, STF e Tribunal Regional Federal (TRF). Continua, após o anúncio.

Professores devem ficar atentos

Os professores devem ficar atentos em relação a essa verba bilionária do Fundef. O secretário Rafael Fonteles excluiu os profissionais do magistério da lista de prioridades relativa à aplicação dos recursos. Veja o que ele declarou ao portal Cidade Verde:

"É o maior investimento da história da educação do estado. A maior revolução."

"Segundo ele, o recurso será usado para uma série de ações estruturantes e em programas de melhoria da educação". Continua, após o anúncio.

"Vai desde reforma de escolas, a ações para redução do analfabetismo, programas para evitar evasão escolar e distorção idade, série", disse o secretário.

Como se percebe, valorização dos professores e demais profissionais do magistério não passa pela cabeça do secretário. O Sinte-Pi deve entrar logo em ação.

COMPARTILHE!

Faça uma pequena doação de qualquer valor, para ajudar a cobrir os custos de manutenção do site. Caso não possa ou não queira colaborar, continue a nos acessar do mesmo jeito enquanto estivermos ativos. Gratos.

Curta nossa página e receba atualizações sobre este e outros temas!

Anúncio

Mais recentes...

De uma família de classe média, nasceu em 27 de Março de 1960, no Rio de Janeiro. Talentoso desde muito jovem, artista atuou nos vocais da famosa Legião Urbana, grupo no qual foi também vocalista, violonista e líder.